• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Geração Solar Fotovoltaica

Como Funciona?

O sistema fotovoltaico é composto por painéis solares que são feitos de células fotovoltaicas. Através delas, ocorre o efeito fotoelétrico, onde as células fotovoltaicas convertem a luz solar em eletricidade de corrente contínua. Por meio do inversor de frequência, a eletricidade gerada pelos painéis é convertida em eletricidade corrente alternada, tipo de corrente utilizada por sua residência ou empresa.

 

Quando seu sistema de energia solar fotovoltaico produz mais energia do que está consumindo, a eletricidade em excesso passa pelo relógio de luz bi-direcional, que mede a a energia armazenada na rede elétrica, gerando créditos com a distribuidora, para serem utilizados quando estiver produzindo pouca ou nenhuma energia a partir do sol em até 60 meses.

Micro e minigeração

A Resolução ANEEL nº 482/2012 permitiu ao consumidor gerar sua própria energia elétrica (a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada), permitindo assim, que o consumidor instale uma fonte de energia própria e forneça o excedente para a rede de distribuição, gerando créditos de energia para ser consumido em horários de baixa geração e alto consumo.

 

Estas fontes são classificadas como microgeração, com potência instalada de até 75 kW, e minigeração, com potência instalada de 75kW à 5.000 kW.

 

Em 2015, entraram em vigor as novas regras aprovadas pela ANEEL, com o objetivo de reduzir custos e tempo de implantação, e aumentar o número de consumidores que podem aderir ao sistema.

 

Benefícios da nova regulamentação

  • Redução do tempo de espera para acesso e instalação do sistema: As distribuidoras têm até 30 dias para analisar e executar a conexão do sistema à rede;

  • Autoconsumo remoto: O cliente pode instalar o sistema fotovoltaico em um ponto e gerar energia para outro ponto de interesse desde que dentro da área de concessão da distribuidora;

  • Geração compartilhada: Possibilita a junção de consumidores, de uma mesma área de concessão, a gerarem energia através de consórcio ou cooperativa;

  • Condomínios: Os créditos gerados podem ser compensados nas múltiplas unidades do condomínio, com uma porcentagem predefinida pelos próprios consumidores.

 

Benefícios da Energia Solar Fotovoltaica

 

Como é o processo de instalação?

A conexão e a homologação do sistema fotovoltaico com a distribuidora de energia são realizadas inteiramente pela Cenergel. Incialmente, realiza-se a solicitação de acesso na concessionária, que tem um prazo de 15 dias para emitir um Parecer de Acesso da geração de energia fotovoltaica.

 

Após isso, a Cenergel instala os equipamentos na propriedade do cliente e solicita a vistoria da distribuidora no local. Após esta vistoria, a distribuidora emite um relatório com o parecer final, colocando o sistema em operação no prazo de 7 dias.

Se interessou? 

Conheça nossos projetos!
Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.

Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431. 


Soluções

Soluções para residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, locais sem acesso à rede de energia, shoppings, escolas e instituições de ensino, estacionamentos solares, bombeamento de água.

 

A CENERGEL realiza instalações fotovoltaicas em Poços de Caldas/MG e região, abrangendo todo o Sul de Minas Gerais e o Interior de São Paulo.

 

 



Simule seu sistema fotovoltaico: