• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Geração Solar Fotovoltaica

               A resolução ANEEL nº 482/2012 permitiu ao consumidor gerar sua própria energia elétrica a partir de qualquer fonte renovável ou cogeração qualificada. Foi o primeiro marco legal a conceder o incentivo a mini e micro geração distribuída, através do sistema de compensação, que permitiu aos consumidores armazenar na rede de distribuição a energia gerada e não consumida em seus sistemas próprios de geração. Em 2015, a resolução 687/2015 altera a resolução normativa 482/2012 com o objetivo de reduzir custos e tempo de implantação, e difundir a geração distribuída no país. 

Como funciona?

               O sistema fotovoltaico é composto por painéis solares, que diferente dos painéis para aquecimento, são feitos de células fotovoltaicas. Estas células captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica de corrente contínua (CC), e ao passar pelo inversor de frequência, é convertida em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é tipo de corrente utilizada em nossa rede elétrica, alimentando todos os aparelhos elétricos do imóvel.

               Com a energia solar fotovoltaica você pode economizar até 95% na conta de energia pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

               Para quem possui diferentes imóveis, inclusive em outras cidades, é possível abater o consumo de todas as suas faturas de energia na modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

               O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, não requer grandes intervenções em seu imóvel, sendo facilmente instalado em seu telhado ou em qualquer estrutura de fixação, e ainda tem baixa manutenção.

               Além disso, o sistema fotovoltaico pode ser instalado em locais sem acesso à energia elétrica. Operando em modo off grid seu sistema de geração de energia elétrica funciona completamente independente da energia da concessionária, e assim, a eletricidade produzida é armazenada em baterias.

 

Como é o processo de instalação?

               A conexão e a homologação do sistema fotovoltaico com a distribuidora de energia são realizadas inteiramente pela Cenergel. Incialmente, realiza-se a solicitação de acesso na concessionária, que tem um prazo de 15 dias para emitir um Parecer de Acesso da geração de energia fotovoltaica.

               Após isso, a Cenergel instala os equipamentos na propriedade do cliente e solicita a vistoria da distribuidora no local. Após esta vistoria, a distribuidora emite um relatório com o parecer final, colocando o sistema em operação no prazo de 7 dias.

Se interessou? 

Conheça nossos projetos!
Oferecemos soluções para residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, shoppings, escolas e instituições de ensino, estacionamentos solares, bombeamento de água.

 



Simule seu sistema fotovoltaico: