• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Máquina purifica 600 litros de água/hora utilizando energia sola

Máquina purifica 600 litros de água/hora utilizando energia sola

O planeta terra possui uma vasta quantidade de água em sua superfície, chegando a cerca de 70%, mas, nem toda a água disponível no planeta é própria para consumo. Indispensável para a vida, a água potável é um líquido incolor (sem cor), inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários, entre outros.

A água está cada vez mais escassa, e além disso, segundo um levantamento global da Unicef e da World Health Organization (WHO), cerca de 1/3 da população mundial - 2,4 bilhões de indivíduos - ainda não possui acesso a saneamento básico e água potável. A falta de acesso a água potável segura é um dos maiores desafios da atualidade.

O grande problema é que uma boa parte da água residual é liberada no meio ambiente sem ser coletada ou tratada, predominante em países de baixa renda, que tratam apenas cerca de 8% das águas residuais domésticas e industriais, enquanto em países ricos, mais de 70% das águas são tratadas. Devido a esse resultado, em muitas regiões a água está contaminada, trazendo consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde da população.

Pensando nisso, o casal de empreendedores suíços Annika Johansson e Greger Nilsson, da empresa Greenwater, buscaram desenvolver soluções sustentáveis de limpeza de água, que pudessem ajudar a construir uma sociedade mais igualitária e sustentável.

Uma solução desenvolvida pela Greenwater é, a máquina solar GreenWater Kit, que promove tanto a dessalinização da água, quanto a transformação da água poluída em potável e segura para consumo em qualquer lugar. Para isto eles desenvolveram um produto móvel, que pode ser utilizado tanto conectado a rede, quanto fora dela. Para isto, a GreenWater possui um banco de baterias que fornecem uma autonomia de 10 horas, necessitando apenas de 4 horas de luz por dia para a recarga, difundindo o sistema de purificação para a população, produzindo água potável e segura continuamente.

Seu sistema é capaz de purificar até 600 litros por hora, o equivalente ao consumo médio diário de 80 pessoas, e mais, seu processo de purificação da água é livre de produtos químicos, unindo luz ultravioleta e energia solar para eliminar bactérias patogênicas, vírus, amebas e parasitas da água. Ainda, conta com um alarme que para a produção de água potável caso algum de seus componentes não estiver funcionando perfeitamente, garantindo a segurança da água.

O GreenWater Kit pode ser utilizado em diferentes contextos, sua estrutura foi projetada para resistir a condições extremas de uso, sendo dotado de alças para facilitar seu transporte como, por exemplo, para regiões devastadas por catástrofes naturais, sem possibilidade de acesso à água potável e países carentes de sistema de água e esgoto.

A equipe da GreenWater esteve em Ruanda, na África, através da cooperação de seus parceiros Safeman AB, Suécia e WASAC Ltd, Ruanda, e contatos com as autoridades locais para a implantação do seu projeto piloto, onde cerca de 25 unidades do equipamento foram encaminhadas para escolas, hospitais, centros comunitários, entre outros.  A expectativa é de que mais países sejam incluídos na lista, tornando a água potável segura mais acessível à população mundial.  

Desse modo, o GreenWater Kit, se mostra como uma solução para a geração de água potável segura, sendo mais inovador e sustentável do que as soluções convencionais, visto que é um sistema móvel, que pode ser utilizado tanto conectado à rede de energia elétrica, quanto fora dela, porque ela é dotada de placas fotovoltaicas que captam os raios solares, gerando energia através do sol, fonte de energia limpa e ilimitada, sendo acessível à todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, em qualquer que seja o contexto.