• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

AquaRio inaugura maior telhado solar do Brasil

AquaRio inaugura maior telhado solar do Brasil

Com a proposta de colaborar com o meio ambiente e reduzir o consumo de energia elétrica, a AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro), inaugurou no último mês, o maior projeto de energia solar no estado do Rio de Janeiro. O projeto de mini geração foi viabilizado por meio da parceria AquaRio e Faro Energy, e não teve custo de instalação, a AquaRio pagará uma taxa mensal pela energia produzida por meio dos painéis solares e a Faro Energy fica responsável pela operação e manutenção do sistema fotovoltaico ao longo da sua vida útil.

Com o intuito de reafirmar seu compromisso com a preservação do planeta, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, o aquário instalou cerca de 2 mil painéis fotovoltaicos numa área de 6 mil metros quadrados - o equivalente a um campo de futebol – tornando-se o maior telhado solar instalado em área urbana do Brasil. O projeto é atualmente o maior do estado do Rio de Janeiro em capacidade de produção, cerca de 77 mil quilowatts de energia limpa por mês, o que corresponde ao consumo mensal de 500 residências brasileiras.

A energia elétrica obtida por meio dos painéis solares é utilizada no sistema de refrigeração do aquário, empregado para operar o sistema de ar-condicionado e no balanceamento de temperatura da água dos 28 tanques. Com o sistema fotovoltaico instalado, a expectativa é de que haja uma redução de até 30% no gasto com energia elétrica por meio de uma energia limpa e renovável, evitando a emissão de 320 toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano. A instalação do sistema fotovoltaico demorou 3 meses, de março a maio deste ano, e durante essa fase, foram gerados cerca de 25 empregos diretos.

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, e está localizado no Porto Maravilha, próximo ao Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, onde ficam os museus do Amanhã e de Arte do Rio, área portuária revitalizada. O aquário com 26 mil metros quadrados, abriga 4,5 milhões de litros de água salgada, divididos em 28 tanques que reúnem cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes.

Os diferentes tanques representam os diversos ecossistemas marinhos, que formam um circuito, tendo como ponto mais alto o Recinto Oceânico. O tanque com 7 metros de profundidade e 500m² de área, abriga 3,5 milhões de litros d’água que pode ser observado de duas maneiras: a primeira, observando do alto, por meio de climatização e baixa luminosidade, dando a sensação de estar bem próximo aos animais que ali nadam; a segunda, ao continuar o circuito, o visitante entra em um túnel construído dentro do tanque, o que proporciona observar ao seu redor.

O aquário pretende também, inaugurar uma área de interação com o público, que poderá acompanhar de perto a produção e o consumo de energia em tempo real. O AquaRio, é um espaço moderno de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura que cria a oportunidade da cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras.