• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

5 dicas na hora de comprar seu sistema fotovoltaico

5 dicas na hora de comprar seu sistema fotovoltaico

Tendência mundial, a energia solar fotovoltaica está cada vez mais barata, o que antes parecia inacessível e só tinha sentido econômico em satélites e estações espaciais, vem se tornando uma solução energética cada vez mais atrativa, chegando a ser mais competitiva do que as fontes de energias tradicionais.

A mudança para uma energia renovável e sustentável, é necessária não somente pelos efeitos e impactos das mudanças climáticas como também no ponto de vista econômico. A energia solar fotovoltaica já rivaliza com o custo de energias fosseis, em mercados como Alemanha e EUA e vem crescendo mais rapidamente que o esperado.

No Brasil, a resolução ANEEL nº 482/2012 permitiu ao consumidor gerar sua própria energia elétrica (a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada) e fornecer o excedente (energia não consumida) para a rede de distribuição, para que possa ser consumido em períodos de baixa geração.

O sistema fotovoltaico é constituído por painéis fotovoltaicos, que convertem a luz da irradiação solar em energia elétrica e, por meio do inversor de frequencia, transforma a energia elétrica gerada em corrente contínua, para os níveis adequados de fornecimento em corrente alternada, abastecendo seu imóvel. Quando o sistema fotovoltaico produz mais energia do que consome, a eletricidade em excesso é armazenada na rede elétrica, gerando créditos com a distribuidora que podem ser utilizados em até 5 anos.

 

A quantidade de sistemas fotovoltaicos no Brasil avançou intensamente de 2012 para cá e, segundo a ANEEL, os estados que mais se destacam em micro e mini geração de energia fotovoltaica são Minas Gerais com 2.263 instalações, seguido de São Paulo com 2.117 e Rio Grande do Sul, com 1.149 instalações.

Ainda, a expectativa da ANEEL é de que até 2024, deverão ser instalados cerca de 1,2 milhão ou mais de sistemas fotovoltaicos em casas e empresas de todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira, e até 2030, deverá movimentar o mercado brasileiro em R$ 100 milhões.

Mas como adquirir meu sistema fotovoltaico para abater meu consumo? A Cenergel enumerou para você 5 dicas importantes que devem ser consideradas no momento da compra.

 

1. Empresa com Experiência no Mercado

 

Um sistema fotovoltaico de um consumidor nunca será igual ao de outro, isso porque alguns cuidados devem ser tomados antes de simplesmente instalar o equipamento em seu telhado. Cada sistema é dimensionado e projetado levando em consideração os dados de consumo e geração de cada consumidor.

Além disso, outros aspectos deverão ser avaliados como a estrutura do telhado, a capacidade para receber o peso dos painéis, a utilização de fiação adequada, garantias dos equipamentos, a validação do projeto por um engenheiro eletricista, suporte no processo de homologação junto à concessionária, entre outras medidas.

 

2. Qualidade dos Equipamentos

 

A escolha dos equipamentos e materiais de marcas reconhecidas e com histórico de mercado asseguram o índice de durabilidade e eficiência do sistema fotovoltaico, garantindo até 25 anos de vida útil ao produto.

 

3. Certificado do INMETRO

 

Outro fator importante é sempre utilizar produtos certificados pelo INMETRO, garantindo ao seu projeto os requisitos mínimos para a operação segundo a norma vigente, assegurando a homologação do seu sistema perante a concessionária.

 

4. Segurança na Instalação

 

Para a instalação de um sistema fotovoltaico, é muito importante que o projeto seja acompanhado por engenheiros responsáveis que emitirão uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, para a validação do sistema.

 

5. Monitoramento do Sistema

 

O sistema de monitoramento permite que você acompanhe e monitore remotamente, a geração de energia fotovoltaica que está sendo obtida em sua residência ou empresa em tempo real, fornecendo informações sobre a energia gerada no dia, mês, ano e o total ao longo do tempo de instalação.

Outro fator importante é fazer periodicamente a verificação do estado dos equipamentos de seu sistema, verificando por exemplo, a sujeira acumulada na superfície dos painéis fotovoltaicos e indicadores ou displays dos inversores e controladores de carga.

A Cenergel é uma empresa com duas décadas de atividades no setor elétrico, atuando em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, Eficiência Energética, Gestão Energética, Projetos Elétricos e Integração de Sistemas Fotovoltaicos.

Temos como compromisso contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da implementação de projetos que buscam assegurar a eficiência energética, com o foco na utilização de energias renováveis.

Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.