• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Energia fotovoltaica é alternativa para o produtor rural

Energia fotovoltaica é alternativa para o produtor rural

Produzir alimentos e gerar sua própria energia através do sol, é uma solução limpa, que não agride o meio ambiente e é uma excelente alternativa para redução de custos, com diversos benefícios para todos.

Os altos custos com energia elétrica são um dos itens que mais pesam no bolso do consumidor, por isso, a energia fotovoltaica tem se tornado uma solução financeiramente viável, podendo ser instaladas em residências, comércios, nas indústrias e cada vez mais está presente no campo, auxiliando a reduzir custos de produção dos alimentos.

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, sendo um dos principais responsáveis pelo equilíbrio da balança comercial do país que, ao longo da história, passou por diversas transformações, e atualmente, essas transformações ainda ocorrem, garantindo o ritmo de produção, sua eficiência e a modernização de suas atividades.

A geração fotovoltaica reduz significativamente o custo da energia elétrica em todos os setores da economia, agrega valor ao seu imóvel e ainda, garante um rápido retorno de investimento, de 5 a 8 anos, economizando ao longo de toda a vida útil do sistema, que tem durabilidade de 25 anos.

 

Além de reduzir os custos de produção, a geração fotovoltaica pode ser utilizada nas mais diferentes atividades do meio rural, tais como no bombeamento da água, na irrigação, na secagem dos grãos, em galpões e silos, na produção avícola, piscicultura, bovinocultura de corte e leite, criação de cavalos, avestruzes, em mini-indústrias, e em todas as dependências da propriedade que requerem o uso de eletricidade.

Em uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), os agricultores familiares podem adquirir equipamentos de geração fotovoltaica por um preço abaixo de mercado e com tecnologia adequada à realidade da agricultura familiar, através do programa de incentivo à agricultura familiar, o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos ao pequeno produtor rural, com baixas taxas de juros.

 

Segundo dados do Censo Agropecuário Brasileiro, aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar.  Com o sistema fotovoltaico instalado em sua propriedade, o produtor rural pode ter o controle da sua conta de energia, pagando apenas o mínimo para a distribuidora, ou em casos de comunidades rurais que não possuem acesso à rede pública, possibilitando que toda a propriedade passe a ser atendido com eletricidade, melhorando substancialmente a qualidade de vida da comunidade.

Ao utilizar as linhas de financiamento com baixas taxas de juros para aquisição dos equipamentos, os produtores rurais têm na energia solar um investimento de baixo risco. Para acessar os recursos do Pronaf, o agricultor deve procurar o sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de seu estado para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Com a DAP, a empresa de Assistência Técnica do município elabora o projeto técnico de financiamento para análise e aprovação do agente financeiro.

Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.