• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

O que o selo solar diz sobre a sua empresa?

O que o selo solar diz sobre a sua empresa?

Sustentabilidade significa atender as necessidades do presente, sem comprometer as futuras gerações, satisfazendo de forma sustentável suas próprias necessidades. Temas ligados à sustentabilidade tem ganhando espaço entre as organizações e pessoas. Agora, além de contribuir para um futuro mais sustentável, todos querem agregar valor à sua marca, tornando-a mais competitiva no mercado, criando uma relação harmônica entre a empresa e a sociedade e evidenciar seu compromisso socioambiental.

No Brasil, as empresas que geram sua própria energia a partir da energia solar, além de economizar na fatura de energia elétrica e reduzir a emissão de gases poluentes, recebem o selo solar, certificação que comprova a eficiência energética das empresas que adotam a energia solar em suas atividades.

 

Mas, afinal, o que é o Selo Solar?

O número de conexões de micro e mini geração de energia superou 10 mil instalações no Brasil, mas esse fato ainda é pouco percebido no dia a dia. A diferença da utilização de uma fonte de energia limpa, só será percebida a longo prazo, nas contas de energia elétrica, e por ser tão difícil mensurar os benefícios deste investimento, raramente nos perguntamos de onde vêm a energia que utilizamos e empregamos para produzir o que consumimos.

O selo solar é uma certificação criada para informar as pessoas qual a origem da energia utilizada pelo estabelecimento. Ele reconhece instituições públicas ou privadas que utilizam eletricidade de origem solar fotovoltaica, evidenciando que o estabelecimento utiliza fonte de energia limpa e renovável, de baixo impacto ambiental, incentivando o uso da energia solar por outras pessoas.

 

Como obter o Selo Solar?

O Selo Solar, é desenvolvido em uma parceria do WWF-Brasil e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e outorgado pelo Instituto Ideal (Instituto para o desenvolvimento de energias alternativas na América Latina), concedido para empresas, instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que consumam um valor mínimo anual de eletricidade solar por meio de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (micro ou minigeradores) ou por meio da contratação de energia no mercado livre.

Para a obtenção do Selo Solar, o solicitante deverá atender a dois critérios, sendo eles: Tempo Mínimo de Operação do Gerador e a Potência Mínima Instalada em Energia Fotovoltaica.

Tempo Mínimo de Operação do Gerador: O gerador fotovoltaico deve estar operando regularmente por, no mínimo, 06 meses.

Potência Mínima Instalada de Energia Fotovoltaica: Para obter o Selo Solar, o solicitante deve consumir eletricidade vinda de um micro ou minigerador fotovoltaico conectado à rede com uma potência nominal mínima de acordo com o subgrupo tarifário da unidade consumidora na qual esteja instalado. A classificação dos subgrupos tarifários é definida no art. 2º da REN 414 da ANEEL, de 09 de setembro de 2010, conforme a tabela apresentada a seguir:

 

Você pode conferir os detalhes do processo de solicitação no site do Instituto Ideal e ainda conferir as instituições que já possuem a certificação Selo Solar aqui. Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.