• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Horário de verão começa neste domingo

Horário de verão começa neste domingo

O ministério de Minas e Energia, confirmou no último mês que o horário de verão será mantido em 2017. Com a decisão, os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir deste domingo, dia 15 de outubro.  

O fim do horário de verão chegou a ser considerado pelo governo, que depois de um estudo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para o Ministério de Minas e Energia, que apontou uma queda em sua efetividade, já que o perfil de consumo do brasileiro não está diretamente ligado à incidência de luz durante o dia, mas sim à temperatura, onde há um maior consumo nas horas mais quentes do dia.  

Apesar da redução da economia durante o horário de verão, em boa parte do país houve um menor volume de chuvas, de janeiro a abril choveu 70% do que era esperado, e diante desse quadro, mesmo que gere uma pequena economia, o horário de verão poderá ajudar o setor elétrico nacional.  

 

Com isso, o horário de verão tem início no dia 15 de outubro de 2017 e chega ao fim no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, que em 2018 será no dia 19 de fevereiro, quando os relógios serão novamente atrasados em 1 hora. O governo afirma não saber se a medida será mantida no próximo ano, o Ministério de Minas e Energia estuda a possibilidade de consultar a população para a adoção ou não do horário de verão. 

No Brasil, os estados do Norte e Nordeste do país ficam fora do horário de verão devido à sua proximidade em relação à Linha do Equador. O principal objetivo do horário de verão é o aproveitamento da luz natural, reduzindo a concentração de consumo em horário de pico, entre 18h e 21h.  

 

O horário de verão foi adotado pela primeira vez durante o governo Getúlio Vargas, no verão de 1931 a 1932, com duração de seis meses, de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932. De lá para cá, a medida foi adotada em períodos não consecutivos, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até hoje. Desde 2008, o horário de verão tem cunho permanente e sua vigência é em média de 120 dias.  

Vários países no mundo adotam o horário de verão e fazem a mudança do horário convencional a fim de aproveitar a luminosidade da estação. Entre eles, países da União Europeia, a maioria dos países que formavam a União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas), e da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile). 

Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico clicando aqui. Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.