• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Dicas para economizar energia com sua geladeira

Dicas para economizar energia com sua geladeira

Tempo de calor também é tempo de economia. Com o aumento das temperaturas nesta época do ano, as geladeiras passam a consumir, em média, 25% a 30% do consumo de energia elétrica de uma residência, isto se deve pelo fato de ser um aparelho eletrodoméstico de uso contínuo, sem ser desligado em nenhum momento.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com base em dados da Eletrobrás e do Inmetro, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia nas residências, podendo chegar a um gasto de 56,88 kWh por mês, uma quantia considerada alta em relação a outros aparelhos.  

Apesar dos novos modelos já serem considerados mais eficientes, bons hábitos de uso desse equipamento ajudam a não permitir um gasto de energia maior que o necessário. A Cenergel preparou dicas para você economizar. Confira:

 

Compre geladeiras com Selo Procel

A primeira dica para se garantir economia na conta de luz é sempre comprar eletrodomésticos com o selo Procel, selo que garante a eficiência energética dos aparelhos. O selo classifica os produtos como “A” para mais eficientes e “E” para aparelhos menos eficientes. Os modelos antigos de geladeira consomem mais, de acordo com a Aneel, cerca de 150 kWh por mês.  Já os refrigeradores mais modernos, são mais eficientes e contribuem para o consumo sustentável de energia e a economia na conta de luz.

 

Evite abrir a porta da geladeira quando não houver necessidade

Esta é uma das principais causas do aumento do consumo de energia dos refrigeradores. Todas as vezes que a porta da geladeira é aberta, o ar quente entra e o ar frio sai, iniciando novamente o processo de refrigeração do aparelho, que deve aumentar sua potência para manter a temperatura ideal, gastando mais energia.

 

Não utilize a parte traseira para secar roupas

A prática dessa atividade que ainda é bastante comum, sobrecarrega o motor do refrigerador, aumentando o consumo de energia, e além disso, o contato das peças molhadas com a grade também aumenta o risco de choques.

 

Não coloque alimentos quentes na geladeira

Guardar alimentos quentes na geladeira também aumenta o consumo de energia, pois faz com que o refrigerador tenha que trabalhar mais. Por isso, é melhor esfriar a comida em temperatura ambiente antes de colocá-la na geladeira.

 

Não forre as prateleiras

É imprescindível a circulação de ar na geladeira para que esta possa refrigerar os alimentos. Se as prateleiras forem forradas, a circulação de ar no aparelho é dificultada, forçando um aumento no consumo de energia.

 

Descongele o refrigerador

Limpar e fazer o degelo regularmente como recomenda o fabricante é outra medida que ajuda a reduzir o consumo de energia. O excesso de gelo reduz significativamente a eficiência energética do aparelho. Descongele seu refrigerador quando o gelo interno ficar visível.

 

Verifique o estado das borrachas de vedação

A verificação e manutenção da borracha da geladeira também deve ser notada. Para saber se há a necessidade de troca das borrachas de vedação, basta fazer o seguinte teste: colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador, se a folha ficar presa a borracha, a vedação está correta, se cair, a borracha não está com a vedação adequada, o que provoca um maior consumo de eletricidade.

 

Desligue a geladeira durante as férias

Vai viajar por um longo período? Esvazie, desligue e limpe a geladeira, certificando-se de deixar a geladeira aberta quando estiver desligada para evitar o aparecimento de mofo e mal cheiro.

Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico clicando aqui. Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.