• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Califórnia passa a exigir energia solar em novas residências

Califórnia passa a exigir energia solar em novas residências

O estado da Califórnia se tornou, na última quarta – feira, dia 9, o primeiro dos Estados Unidos a exigir painéis solares em quase todas as novas residências. Para as novas residências construídas depois de 1º de janeiro de 2020, será obrigatório a instalação de um sistema fotovoltaico como parte dos padrões adotados pela Comissão de Energia da Califórnia. Este requisito é parte do esforço do governador Jerry Brown para reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030. A nova política se aplica a casas unifamiliares e unidades multifamiliares com três andares ou menos.

A medida coloca a Califórnia em destaque como maior mercado de energia solar dos EUA, abrindo caminho para a revolução energética mundial, pois o que antes era um luxo reservado às casas de proprietários ricos, está se tornando uma fonte de energia padrão. Apesar de ser um estímulo para o mercado de geração solar, o custo de compra de uma casa subirá cerca de US$ 10 mil segundo críticos desta medida.

"A adoção desses padrões representa um enorme avanço nos padrões estaduais de construção", disse Bob Raymer, engenheiro sênior da Associação da Indústria da Construção da Califórnia, durante a reunião antes da votação. "Pode apostar que os outros 49 estados estarão observando de perto o que vai acontecer."

A política solar da Califórnia vai exacerbar outra questão crítica no estado mais populoso dos EUA, onde os altos custos de moradia são vistos como um empecilho para a aplicação desta política, o que também contribui para o aumento das tensões sociais. Segundo os críticos desta política, ela irá provocar um grande aumento nos preços dos imóveis, obrigando aos compradores de imóveis a pagar mais pelas casas devido aos sistemas de geração fotovoltaicas.

Com esta medida, as ações das empresas do setor de energia solar subiram, a maior instaladora de painéis solares residenciais dos EUA, a Sunrun, chegou a avançar 6,4% antes de fechar a US$ 9,83 em Nova York na quarta-feira, dia 9 de maio, a Tesla subiu 1,7%, e a SunPower, quase 7%, já as ações das construtoras residenciais tiveram uma queda, a KB Home, que tem exposição significativa ao mercado da Califórnia, caiu 5,3%.

De acordo com a Comissão de Energia da Califórnia, a instalação de um sistema solar e o cumprimento de outras medidas de eficiência energética que são regulamewntadas na Califórnia, juntas irão adicionar cerca de US $ 9.500 ao custo de uma nova casa. Isso seria compensado por cerca de US $ 19 mil em economias esperadas de energia e manutenção em 30 anos, estima a comissão.

A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável através da utilização de energias renováveis. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.