• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Trump impõe tarifas de importação sobre painéis solares

Trump impõe tarifas de importação sobre painéis solares

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou em janeiro, uma tarifa de 30% na importação de painéis solares. Segundo o Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA (USTR), as tarifas impostas terão validade de 1 ano e serão gradativas, sendo no primeiro ano de 30%, no ano seguinte, a taxa cai para 25%, já no terceiro e quarto ano, 20% e 15% respectivamente.

A medida foi tomada após uma recomendação da Comissão Federal de Comércio Internacional dos EUA, baseando-se em análises econômicas de várias agências federais, que de acordo com a comissão, o país possui um déficit comercial com a China de mais de US$ 300 bilhões por ano, e que as novas taxas são um meio de proteção, visando estimular a produção nacional e garantir tarifas mais justas, pois os produtos vindos de fora são causas de prejuízos significativos para os fabricantes nacionais.

O representante americano para o comércio exterior, Robert Lighthizer, afirmou em um comunicado que: “As ações do presidente deixam claro novamente que o governo de Trump sempre defenderá os trabalhadores, os produtores rurais e empresários americanos”. Na realidade, o que o presidente Trump pretende com esta medida é defender as industrias poluidoras do carvão e do petróleo, mesmo prejudicando milhares de empregos em seu país.

 

Apesar do discurso norte-americano, a decisão foi criticada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Especialistas afirmam que é um golpe para a energia renovável, já que, com a mudança, o consumidor terá de arcar com custos maiores no ato da compra, o que pode desestimular o consumo, podendo prejudicar uma indústria de US$ 28 bilhões que depende de peças fabricadas no exterior.

A Associação da Indústria para a Energia Solar dos EUA informou que, com a medida, o ritmo das instalações pode se reduzir em cerca de 15% e aproximadamente 23 mil postos de trabalho serão perdidos, já que bilhões de dólares em investimentos em energia solar devem ser cancelados.

Dentre as renováveis, a energia solar é a que mais emprega e lidera a expansão do setor, somente no ano passado, foram instalados 75 gigawatts, com a China respondendo por quase metade da capacidade instalada, 34 gigawatts, seguida dos Estados Unidos.

A medida faz parte do programa de governo America First e está ligada à política do republicano que vê, especialmente na China, um inimigo para a indústria nacional. Por este motivo, Trump vem tomando uma série de medidas protecionistas como forma de isolar os EUA no cenário do comércio internacional.

Mas aqui no Brasil nós estamos de “Vento em Popa” e a Cenergel para contribuir com o crescimento deste mercado, contribuindo com o Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável através da utilização de energias renováveis. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.