• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Clube investe em energia solar em busca de economia

Clube investe em energia solar em busca de economia

Diante das constantes altas no preço da eletricidade e aumento das tarifas, o clube recreativo Max Min, de Montes Claros (MG), inaugura nesta sexta-feira (25), um sistema próprio de geração de energia. Ao todo, foram instalados 936 painéis fotovoltaicos ocupando uma área de 1.656 metros quadrados, destes, uma parte está servindo como cobertura do estacionamento, que tem capacidade para 124 automóveis e outra parte instalada sobre o telhado de um ginásio de tênis.

Com um investimento em de R$ 1,3 milhão que deverá ser pago num prazo de até oito anos, o sistema fotovoltaico possui capacidade instalada de 248,04 kWp, gerando anualmente cerca de 388.181 kWh, suprindo 74% do consumo de energia elétrica para o clube, o que representa uma economia de cerca de R$ 3,5 milhões nos próximos 25 anos, evitando a emissão de 4.950.363 quilos de dióxido de carbono para o clube mineiro.

 

“Passamos um ano buscando alternativas para solucionar nosso problema com o alto custo da energia. Depois de analisar várias opções, foi a energia solar que se mostrou a solução mais viável e estamos muito satisfeitos com o acordo que fechamos com a Engie”, afirmou Wagner Batista Castro, presidente do Max Min Clube. O contrato foi assinado em outubro de 2017 e a usina foi instalada em seis meses.

A cidade de Montes Claros localizada a 422km da capital Belo Horizonte, é a maior cidade da região do norte do estado, com 402 mil habitantes e apresenta altos índices de irradiação solar, sendo bastante favorável a instalação de sistemas de geração de energia solar na região.

O presidente da Engie Solar, Rodolfo de Sousa Pinto, destacou o pioneirismo do clube ao investir em um sistema fotovoltaico. “É muito importante destacar que o Max Min é um dos clubes pioneiros em Minas Gerais e no Brasil a buscar, na energia solar, a solução para o alto custo da eletricidade. Acreditamos que ações como esta ajudarão a popularizar a fonte solar no país, o que trará ganhos para o meio ambiente e para a economia”.

 

Além do investimento para a instalação do sistema fotovoltaico, o Max Min Clube também organizou um plano de aumento de eficiência energética, trocando as lâmpadas incandescentes e fluorescentes que são menos eficientes por lâmpadas LED que são mais eficientes e possuem uma vida útil maior. O projeto que ainda está em andamento, já gerou uma economia de 33% no valor da conta de energia elétrica apenas com a troca das lâmpadas.

Além da questão econômica, o presidente do clube também comemorou o fato da iniciativa propor o uso dos recursos naturais alinhados à preservação ambiental e a sustentabilidade, proporcionando bem-estar e segurança aos associados, colaboradores, parceiros e visitantes do clube: “São projetos importantes que estão alinhados com outras ações de preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento de 90% da água. O clube leva muito a sério a sustentabilidade e quando conseguimos aliar com corte de gastos, é melhor ainda”, avaliou.

A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.