• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Competição de barcos movidos à energia solar é atração em Búzios

Competição de barcos movidos à energia solar é atração em Búzios

Aconteceu na semana passada, de 10 a 16 de setembro, em Búzios no Rio de Janeiro, a 11ª edição do Desafio Solar Brasil. Unindo esporte, inovação e educação, o evento é um rally de barcos movidos a energia solar, e tem o intuito de estimular o desenvolvimento de tecnologias a partir de fontes limpas de energias e também, divulgar o potencial do sistema fotovoltaico aplicado em diferentes tipos de produtos.

Este projeto é uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social) em parceria com a prefeitura de búzios e a concessionária Ampla.

O evento reuniu cerca de 400 estudantes e 20 professores de diferentes estados do país. Inspirada na competição Frisian Solar Challenge, principal evento europeu de embarcações solares, realizado a cada dois anos na Holanda, e foi a primeira iniciativa que surgiu com o objetivo estimular e popularizar novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável.

Este ano, o Desafio Solar Brasil, contou com a participação de 16 equipes, em 18 embarcações, representando os estados do Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Divididos em duas categorias, categoria livre e catamarã, a prova é dividida em sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros. Com isso a competição deixa de ser uma simples corrida de barco e se torna uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.

O Barco Almirante Tamandaré da Equipe Team Brazil Solar Brasil equipe formada por integrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro & Escola Naval – Marinha do Brasil, foi a equipe vencedora na categoria Livre. Já na categoria Catamarã o primeiro lugar ficou para o Barco Poente, da Equipe Solares formada por integrantes da Universidade Federal do Espírito Santo, que conseguiram conciliar velocidade e eficiência energética dentre as embarcações elétricas movidas a energia solar.

A expectativa é de que a cada edição, aumente o número de equipes representantes de instituições ensino, passando a contar com a participação de representantes latino-americanos, tornando-se um evento itinerante entre as cidades brasileiras, possibilitando uma maior difusão dos conhecimentos e experiências sobre a energia solar..

Eventos como estes são imprescindíveis para estimular, não só a busca por novas fontes de energia renováveis, como também, estímulo as inovações tecnológicas e pesquisa, difundindo o sistema fotovoltaico na comunidade, de maneira que a energia solar possa chegar ao conhecimento de novas pessoas.

A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.