• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Aeronave movida energia solar quebra recorde de voo contínuo

Aeronave movida energia solar quebra recorde de voo contínuo

     A Airbus Defense and Space anunciou recentemente o pouso bem-sucedido do novo Zephyr S, aeronave movida a energia solar da linha Zephyr da empresa, comprovando suas capacidades após alcançar todos os objetivos de engenharia do voo. A aeronave que decolou do Arizona, EUA, no dia 11 de julho, quebrou o recorde de mais longo voo contínuo permanecendo 25 dias, 23 horas e 57 minutos voando.

       O Zephyr é líder mundial na categoria de Veículo Aéreo Não Tripulado (ou Unmanned Aerial Vehicle - UAV) estratosférico elétrico movido a energia solar, e o recorde batido já precede outro recorde alcançado por um protótipo da Zephyr, que conseguiu ficar 11 dias no ar. O modelo tem uma envergadura de 25 metros e pesa 75 quilos, movido 100% a energia elétrica, durante o dia suas baterias são carregadas por sistema solar e, a noite, ele utiliza a energia armazenada ao longo do dia em suas baterias, garantindo sua autonomia para o voo noturno.

     O Zaphyr S voa muito acima de condições e voo e meteorológicas adversas, como nuvens e correntes de jato e outras aeronaves, alcança uma altitude de 70 mil pés (21 Km), segundo declaração da Airbus, a única aeronave cível que voava a esta altitude foi o concorde, e somente os famosos veículos militares U2 e SR-71 Blackbird ,podiam operar de forma semelhante.

     Perfeito para situações que requerem “serviço local contínuo” (Inteligência, Monitoramento e Reconhecimento), as aeronaves Zephyr oferecerão novos sistemas de visão, sensor e conexão tanto para clientes comerciais quanto militares. Além disso, poderão revolucionar o setor de gestão de desastres, ajudando no monitoramento da propagação de incêndios florestais ou derramamentos de petróleo.

 

     Esse novo sistema oferece monitoramento contínuo, rastreando as constantes mudanças da paisagem ambiental, oferecendo oportunidades de comunicação para as partes mais isoladas do mundo. O Zephyr não é uma aeronave, como também não é um satélite, mas incorpora características de ambas tecnologias, tendo a persistência de um satélite com a flexibilidade de um UAV. O desenvolvimento de uma aeronave ainda mais potente, a Zephyr T, já está nos planos da Airbus.

     A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.