• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Argentina construirá maior parque de energia solar da AL

Argentina construirá maior parque de energia solar da AL

         A Argentina abriu em uma cerimônia oficial na província de Jujuy, as obras do que virá a ser o maior parque de energia solar da América Latina em parceria com a comunidade indígena. A ideia foi concebida pelo governo da província de Jujuy, uma província no extremo norte do país, na fronteira com a Bolívia e o Chile, a 4.200 metros acima do nível do mar, na Puna Argentina.

      O projeto prevê a construção de três parques de 100 megawatts cada um: Cauchari 1, 2 e 3. Ao todo, serão 1,2 milhões de painéis dispostos em uma área de 800 hectares e sua capacidade instalada inicial será de 300 megawatts, sendo capaz de fornecer energia a aproximadamente 100.000 residências. Os parques Cauchari serão os únicos em que a comunidade indígena é parceira, não só nos lucros, como também, ao longo de todo o processo construtivo.

      “Essas terras pertencem aos indígenas, por isso tivemos que cumprir uma série de regulamentos estabelecidos para trabalhar com eles, como consultas prévias e todos os mecanismos da Constituição nacional", ressaltou Mario Pizarro, secretário de Energia de Jujuy.

 

        A produção da energia pertencerá a estatal da província, Jujuy Energía Minería Sociedad del Estado (JEMSE, sigla em espanhol), que recebeu US$ 480 milhões de investimento financiado pelo banco chinês Eximbank. A construção da planta ficará a cargo da Shangai Electric Power Construction, subsidiária da Powerchina, empresa especializada no setor energético.

         A área da Puna Argentina tem uma das maiores radiações solares do mundo. Em entrevista à Sputnik Mundo, Carlos Oheler Dos, presidente da JEMSE, destacou o potencial energético da região. "A área tem quase 2.500 quilowatts por metro quadrado, apenas comparável ao deserto do Saara e, sem dúvida, a geração fotovoltaica a 4.200 metros acima do nível do mar será uma característica única dos parques de Cauchari", comentou.

      Além do avanço energético para a região, as obras irão gerar cerca de 600 empregos diretos e outros mil indiretos. A expectativa é de que até o final de março de 2019 os parques entrem em operação.

            A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.