• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Chernobyl volta a produzir energia

Chernobyl volta a produzir energia

     Foi inaugurada na quarta-feira, 3 de outubro, em Chernobyl, na Ucrânia, uma usina de energia solar fotovoltaica na zona de exclusão, bem em frente da usina que provocou o maior acidente nuclear da história. Esta é a primeira vez que há geração de energia no local, desde que a usina nuclear foi fechada.

    Localizada a 100 metros da usina nuclear de Chernobyl, a Chernobyl Solar possui 1 megawatt de potência instalada e conta com 3800 painéis fotovoltaicos dispostos em uma área de 1,6 hectares, sendo capaz de produzir energia equivalente a utilizada para abastecer 2000 residências. O projeto é uma parceria da empresa ucraniana Rodina e da alemã Enerparc AG, e custou cerca de 1 milhão de euros.

 

     No dia 26 de abril de 1986, ocorreu o mias grave acidente nuclear da história, em Chernobyl, fazendo com que o reator número 4 da usina nuclear explodisse, causando uma enorme liberação de resíduos tóxicos por toda a região, deixando a população exposta à radiação, matando diversas pessoas, tornando toda a região imprópria para a vida durante 24 mil anos.

    Os moradores da região foram obrigados a abandonar o local, sendo que trinta e um funcionários e bombeiros morreram, a maioria devido a doenças agudas causadas pela radiação. Mais tarde, milhares de pessoas que tiveram contato sucumbiram a doenças relacionadas à radiação, como o câncer.

     "Não é só mais uma usina de energia solar", disse Evhen Variagin, executivo-chefe da Solar Chernobyl LLC, aos repórteres. "É realmente difícil subestimar o simbolismo deste projeto em particular".

 

     Essa terra radioativa já não pode ser usada, tornando a usina de energia solar uma solução, pois além de reconstituir uma terra abandonada, vai ajudar a tornar a Ucrânia mais autossuficiente em energia. O país tem buscando investidores para tornar isso realidade e espera que a terra barata e a conexão direta da usina com a malha energética vão torná-la uma perspectiva atraente para alguns investidores.

   A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.