• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Cenergel realiza apresentação do sistema fotovoltaico da Unifal

Cenergel realiza apresentação do sistema fotovoltaico da Unifal

               Na última sexta-feira (03), a Cenergel Sistemas Energéticos realizou no auditório da UNIFAL, campus Poços de Caldas, a apresentação e treinamento do sistema fotovoltaico da instituição. Foram abordados temas como os panoramas da geração fotovoltaica no Brasil e no mundo, o funcionamento do sistema fotovoltaico, até chegar no sistema da UNIFAL, onde os engenheiros da Cenergel explicaram detalhes técnicos do projeto e de como realizar a manutenção do sistema de geração solar fotovoltaica.

               A implantação do sistema fotovoltaico foi executada pela Cenergel, e faz parte do projeto “Alocação Ótima e Avaliação dos Impactos dos Níveis de Penetração da Geração Fotovoltaica no Desempenho da Rede de Eletricidade”, coordenado pela Professora Dra. Izabella Carneiro Bastos, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL, em cooperação com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

               O projeto contemplará estudos teóricos e experimentais de sistemas de energia solar fotovoltaica, por meio da miniusina instalada, analisando os impactos desse tipo de geração na rede de distribuição de eletricidade.

               Localizada nos telhados dos prédios F e G, a usina, com potência instalada de 84,36 kWp, conta com 261 painéis fotovoltaicos, sendo capaz de produzir cerca de 11 mil kWh/mês. A estimativa é de que o sistema fotovoltaico produza cerca de 30% da energia consumida na instituição e evite a emissão de, aproximadamente, 60 toneladas de CO2 ao ano.

 

               Com a instalação de um sistema de geração própria de energia, as instituições de ensino podem economizar até 95% da energia que consomem mensalmente e investir onde realmente importa: na modernização de equipamentos, no treinamento e capacitação de funcionários, na realização de eventos, no oferecimento de atividades educativas aos alunos, entre outras melhorias.

               A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos. O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, não requer grandes intervenções em seu imóvel, sendo facilmente instalado em seu telhado ou em qualquer estrutura de fixação, e ainda tem baixa manutenção.

 

               A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Atendendo aos mais diferentes tipos de mercado, nós projetamos, homologamos e instalamos sistemas fotovoltaicos de maneira rápida, segura e com qualidade.

               Que tal economizar na conta de energia e contribuir para o meio ambiente por meio de um investimento acessível, que se paga em poucos anos e continuar gerando bons frutos por décadas? Economize energia e reduza sua conta em 95%!