• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Entenda a diferença entre aquecimento solar e a energia fotovolt

Entenda a diferença entre aquecimento solar e a energia fotovolt

               Você sabe a diferença entre um sistema de aquecimento solar e um sistema de geração solar fotovoltaica? Estes sistemas são frequentemente confundidos por utilizarem o Sol como fonte de energia e economizarem energia elétrica, mas, apesar de ter características parecidas, possuem funcionamentos distintos. Ficou curioso? Vem entender a diferença entre estes sistemas.

Sistema de Aquecimento Solar

               O funcionamento de um aquecedor solar é bem simples. O sistema é composto por coletores solares e um reservatório — o Boiler. As placas solares captam a radiação solar, que transfere o calor para seus tubos de cobre (chamados serpentina), por onde a água circula, aquecendo-a. A água aquecida fica armazenada no Boiler, que funciona como uma caixa d’água especial, que mantém quente a água armazenada. Este recipiente é feito de cobre, inox, ou polipropileno e recebe um isolante térmico. Desta forma, a água se conserva aquecida até que seja consumida.

               O aquecimento solar proporciona conforto aos seus usuários, possibilitando ter água quente na cozinha, banheiro, ou qualquer outro ponto da casa, e, mesmo com uma falta de energia, por exemplo, a água se mantém aquecida. Com vida útil de 20 anos, tem ótimo retorno de investimento (1 a 3 anos) e estima-se que a economia na fatura de energia possa chegar a 40%, lembrando que, o chuveiro elétrico é um dos principais responsáveis pelo consumo na fatura de energia.

              Os equipamentos do aquecedor são fixados no telhado, porém sua instalação é hidráulica, por revestimentos e por sistemas que combinam a água quente com a água fria. Caso o imóvel não tenha sido construído para receber o sistema de aquecimento, é preciso realizar obras.

Sistema Fotovoltaico

               Já o sistema fotovoltaico é composto por painéis solares, que diferente dos painéis para aquecimento, são feitos de células fotovoltaicas. Estas células captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica de corrente contínua (CC), e ao passar pelo inversor de frequência, é convertida em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é tipo de corrente utilizada em nossa rede elétrica, alimentando todos os aparelhos elétricos do imóvel.

               Você já se imaginou vivendo sem energia elétrica? A energia elétrica é uma das formas de energia que o homem mais depende e utiliza na atualidade e, com o sistema fotovoltaico, é possível gerar toda a energia que você consome e economizar até 95% na fatura, pagando somente um valor mínimo por mês, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos com a distribuidora de energia, que podem ser utilizados em até 5 anos.

               Para quem possui diferentes imóveis, inclusive em outras cidades, é possível abater o consumo de todas as suas faturas de energia na modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

               O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, não requer grandes intervenções em seu imóvel, sendo facilmente instalado em seu telhado ou em qualquer estrutura de fixação, e ainda tem baixa manutenção. Além disso, o sistema fotovoltaico pode ser instalado em locais sem acesso à energia elétrica, operando em modo off grid, funcionando completamente independente da energia da concessionária, e assim, a eletricidade produzida é armazenada em baterias.

               A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Atendendo aos mais diferentes tipos de mercado, nós projetamos, homologamos e instalamos sistemas fotovoltaicos de maneira rápida, segura e com qualidade. Que tal economizar na conta de energia e contribuir para o meio ambiente por meio de um investimento acessível, que se paga em poucos anos e continuar gerando bons frutos por décadas? Invista no sistema fotovoltaico.