• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Sistemas fotovoltaicos são todos iguais?

Sistemas fotovoltaicos são todos iguais?

                A utilização da energia solar tem crescido exponencialmente, isso acontece, principalmente, pela contínua queda nos custos dos equipamentos e o aumento das tarifas de energia, viabilizando a implantação dos sistemas de geração própria. Por isso, você pode observar casas, empresas, comércios que tem o sistema instalado e se perguntar: os sistemas fotovoltaicos são todos iguais?

                A resposta é não. Apesar do funcionamento do sistema fotovoltaico ser basicamente o mesmo, cada sistema é projetado para atender as necessidades de cada consumidor, por isso, é preciso realizar um estudo que leve em consideração diversos fatores, como por exemplo, a localização do imóvel, quantidades de horas de sol da região, se há sombreamento no local, o consumo médio anual do cliente, o kWh cobrado pela distribuidora, espaço disponível, onde será a instalação e a direção do sistema: sob telhado, chão, fachadas, estacionamento solar, entre outros fatores.

                Por isso, o custo do sistema e os equipamentos utilizados podem variar para atender dois imóveis de consumos iguais por possuir especificidades diferentes. Por exemplo, a casa A possui telhado para o norte, uma das condições ideais para receber a instalação de um sistema fotovoltaico, enquanto que a casa B tem seu telhado voltado para oeste, sendo necessário mais painéis solares para chegar a mesma energia gerada da casa A.

                Outra variação do sistema fotovoltaico está relacionada à marca e a qualidade dos equipamentos. A indústria da energia solar está de vento em poupa, e por isso, todos os dias surgem novos equipamentos e tecnologias, barateando seu custo. As empresas fabricantes de módulos fotovoltaicos oferecem a garantia de geração de pelo menos 80% de seu potencial total durante 25 anos, porém, onde estará o fabricante daqui a 10, 20 anos? Se ele não existir mais, ficará muito complicado exigir essa garantia.

                Ao realizar um orçamento fotovoltaico, fique atento e veja se a empresa integradora está considerando estes fatores técnicos, se os equipamentos são certificados pelo Inmetro e opte por marcas conhecidas no mercado. Além disso, desconfie de preços muito baixos, e procure saber se a equipe de instalação possui certificações de instalações e serviços em eletricidade (NR-10) e trabalho em altura (NR-35).

Como funciona o sistema fotovoltaico?

                Os painéis solares são feitos de células fotovoltaicas, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica de corrente contínua (CC) e, ao passar pelo inversor de frequência, é convertida em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é tipo de corrente utilizada em nossa rede elétrica, alimentando todos os aparelhos elétricos do imóvel.

                Com a energia solar fotovoltaica você pode economizar até 95% na conta de energia pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

                Para quem possui diferentes imóveis, inclusive em outras cidades, é possível abater o consumo de todas as suas faturas de energia na modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

                Entre em contato com a Cenergel, nós somos uma empresa integradora com mais de duas décadas de atividades no setor elétrico, atuando nas áreas de Consultoria, Pesquisa & Desenvolvimento, Eficiência Energética e Gestão Energética, que, desde 2015, vem desenvolvendo a integração de sistemas de geração solar fotovoltaica, e vem, desde então, incorporando Know-how à implantação de projetos de geração solar fotovoltaica.

                Nós projetamos, instalamos e homologamos seu sistema fotovoltaico residencial ou empresarial. Conosco, seu projeto é acompanhado por um engenheiro especialista que irá vistoriar todo o processo e autorizar a instalação do sistema. Além disso, trabalhamos com os melhores e mais eficientes equipamentos do mercado, todos com suas devidas garantias e certificações do Inmetro.