• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Conta de energia cara todo mês? Saiba como produzir sua própria

Conta de energia cara todo mês? Saiba como produzir sua própria

                Você também já sentiu que a cada ano que passa a conta de energia está mais cara e mais difícil de se pagar? Não é apenas impressão. A tarifa de energia que é reajustada a cada ano, está mais alta, e em muitos estados já supera a inflação. Esses aumentos consecutivos no custo da energia elétrica no Brasil, ainda, levaram-na ao quinto lugar entre as mais caras do mundo.

                Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Minas Gerais o aumento na fatura foi de 6,93%, seguidos dos paulistanos que pagarão 6,41% a mais, já a média de aumento do país ficou em 5,2%, acima da expectativa da inflação, de 3,78%. Mas, afinal, o que fazer para reduzir o valor da conta de energia que vem a cada ano pesando no bolso do consumidor?

Geração Distribuída

                Desde 2012, com a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis (solar fotovoltaica, eólica, biomassa, hidráulica) ou cogeração qualificada (geradores híbridos, movidos por duas ou mais dessas fontes).

                Este foi o primeiro marco legal a conceder o incentivo a mini e microgeração distribuída, que através do sistema de compensação, permitiu aos consumidores armazenar na rede de distribuição a energia gerada e não consumida em seus sistemas próprios de geração.

                Em 2015, a resolução 687/2015 alterou a resolução normativa 482/2012 com o objetivo de reduzir custos e tempo de implantação, e difundir ainda mais a geração distribuída no país.

Gere sua energia através do sol

                Com os constantes aumentos nas tarifas, investir em um sistema de geração fotovoltaica tem se tornado uma alternativa bastante atrativa para os consumidores. O consumidor se livra dos aumentos de tarifas, pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação.

                Além disso, ao optar por gerar a própria energia através de fontes limpas e renováveis, você também estará contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa, aliando economia e sustentabilidade.

                Agora vem o mais importante: a economia proporcionada pelo sistema fotovoltaico pode chegar em até 95% do valor da sua fatura de energia, sendo percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos. O sistema tem uma vida útil de 25 anos e ótimo retorno de investimento - de até 4 anos, os anos restantes são apenas de economia!

Como faço para produzir minha própria energia?

                Entre em contato conosco pelo telefone (35) 3715-5431 ou a partir de algum dos nossos canais Site, Facebook, Whatsapp, e solicite o orçamento de um projeto para atender a sua instalação, estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica.

                Todos os sistemas fotovoltaicos são personalizados, projetados para atender o seu consumo de energia. Para a preparação do orçamento, é necessária uma cópia da fatura de energia do local onde se tem o interesse em implantar o sistema. Através destes dados, é encaminhada uma proposta técnica/comercial com todos os benefícios que a geração própria de energia irá lhe oferecer. Nesta proposta é apresentado a melhor técnica para a instalação do seu sistema fotovoltaico e a melhor solução financeira para a implementação de seu projeto, que pode ser, por exemplo, um consórcio ou um financiamento, garantindo prazos e parcelas que cabem no seu bolso.

                O cronograma ao lado mostra todo o processo legal de implantação de um sistema FV, onde, após o fechado do negócio, a Cenergel realiza a solicitação de acesso na concessionária, que envolve a reunião de todos os documentos legais, o estudo realizado para o projeto, além de informações sobre o sistema. Recebida toda a documentação, a concessionária tem um prazo de 15 dias (micro geração) ou 30 dias (mini geração) para emitir um Parecer de Acesso do seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Após isso, a Cenergel instala os equipamentos na propriedade do cliente e solicita a vistoria da distribuidora no local. Após esta vistoria, a distribuidora emite um relatório com o parecer final, colocando o sistema em operação no prazo de 7 dias.

                Atendemos a todos os tipos de instalações, residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, shoppings, hotéis, escolas e instituições de ensino, entre outros, incluindo locais sem acesso à rede de energia.