• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

6 invenções que funcionam com energia solar fotovoltaica

6 invenções que funcionam com energia solar fotovoltaica

O sol pode ser muito mais do que iluminar nossos dias. Diariamente os raios solares atingem o planeta na forma de energia e calor, podendo ser aproveitados na geração de eletricidade. A energia solar já é bastante utilizada em casas, edifícios, condomínios, entre outros. Mas, será que pode ser utilizada de outra forma? Confira nesse post 6 invenções que incorporaram as células fotovoltaicas ao seu produto e, por meio da energia solar, funcionam de forma eficiente, limpa e sustentável. 

 

O Planet Solar é um barco projetado pelo neozelandês Loomes Craig, construído na Alemanha, demorou 1 ano e 2 meses para ficar concluído. Os painéis solares removíveis permitem que a embarcação ocupe um total de 516 m², com 6 metros de largura, gera 127 cavalos de potência (93,5 kW) a partir de sua grande quantidade de painéis solares instalados. Além disso, utiliza bateria para armazenamento da energia solar, sendo possível também, navegar sem a insolação direta. 

 

 

O Avião Solar Impulse 2 é um avião movido a energia solar, suas assas chegam a ser maiores que um Boeing 747, com 17 mil células solares responsáveis por mantê-lo no ar. Durante o dia, os painéis solares fazem o carregamento das baterias do avião que compõe ¼ do peso de 2,3 toneladas da aeronave. Com velocidade média de 70km/h o avião poderia voar quase perpetuamente sem nenhum combustível fóssil. 

 

Na sérvia, um grupo de estudantes criaram carregadores públicos que utilizam painéis solares para geração de eletricidade. Chamada Strawberry Tree, possui uma potência instalada de 900W e sua capacidade de bateria 4500Wh, o suficiente para armazenar energia para um mês. Ainda, possui sensores de temperatura, umidade, qualidade do ar, pressão do ar, nível de ruído e conta também com WiFi, 6 portas USB e 8 cabos para carregar dispositivos móveis. 

 

Criada pelo dinamarquês Jesper Frausig, a solar bike, é uma bicicleta elétrica diferente das tradicionais, que, ao contrário das outras que precisam ser recarregadas em tomadas, sua recarga é feita quando está parada, em lugares ensolarados. Isso porque junto a suas rodas, estão acopladas células solares, essas, por sua vez, asseguram por cerca de 70km a autonomia da bateria. 

 

Diferente dos convencionais, o Solar Cooler, criado pelo engenheiro e designer de produtos Ryan McGann, é o primeiro cooler a utilizar a energia solar para gelar bebidas. Equipado com painéis solares em sua parte superior para a captação de energia solar, o produto não exige gelo, com capacidade de 40 litros e consegue refrigerar até uma temperatura de -10°C, ainda, conta também com entradas USB para recarga de celulares. Ideal para quem quer aproveitar o final de semana na piscina ou pegar uma praia com os amigos.

 

E para quem gosta de acampar, uma novidade. A Concept tend é uma barraca de camping para quatro pessoas, em que seu tecido conta com células fotovoltaicas para captação de energia solar, esta, por sua vez, utiliza a energia coletada para iluminação, aquecimento da barraca, recarga de celulares e dispositivos móveis e, também, permite o acesso à internet por meio de um WiFi integrado. Além disso, possui um sistema que permite localizá-la a partir de uma sms, que ao ser ativado, faz com que ela brilhe.