• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Cinesolar: Conheça o cinema itinerante movido a energia solar

Cinesolar: Conheça o cinema itinerante movido a energia solar

Já imaginou uma sessão de cinema ao ar livre proporcionada pela energia solar? Conheça o CineSolar, uma van com sistema de geração de energia solar que percorre todo o Brasil oferecendo sessões de filmes nacionais gratuitos, em regiões que nem sempre a população tem acesso às telonas.

O cinema brasileiro tem batido recordes em relação ao público e também em relação à produção cinematográfica. Mas, apesar disso, ainda há poucas salas de cinemas espalhadas pelo Brasil e, mesmo nas cidades que possuem, nem sempre o acesso é facilitado, seja pela localização ou pelo preço.

A energia solar é a energia proveniente da luz do sol, gratuita, limpa e inesgotável, não agride o planeta e ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa. Com o intuito de democratizar o cinema para todos os brasileiros, foi criado o projeto Cinesolar que incorpora as energias renováveis para o acesso à cultura e sustentabilidade.

 

O projeto brasileiro é inovador, sua estrutura autossuficiente permite a realização de projeções de filmes em qualquer lugar, sem o uso de eletricidade, de maneira sustentável, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Desde o início de suas atividades em 2013, o Cinesolar já realizou mais de 200 sessões em diversas cidades do país, chegando a marca de 40 mil espectadores.

O projeto usa uma van equipada com painéis solares e um inversor de energia que permitem a exibição dos filmes, podendo funcionar initerruptamente durante cerca de 20 horas, possibilitando a economia de mais de 500 mil watts-hora. Seu interior conta com 200 assentos para o público e um telão de 200 polegadas, além de sistema de projeção e até um EcoVJ. Ao chegar nas cidades, tudo é retirado e montado em praças ou quadras esportivas.

A proposta é levar não só o cinema nacional para as cidades que não possuem salas, como também para as periferias das grandes metrópoles de forma sustentável, transformando os espaços públicos em grandes cinemas a céu aberto a partir da energia solar.

 

Suas projeções trazem à tona o tema da sustentabilidade, exibindo curtas-metragens, o que proporciona a discussão em temas como meio ambiente, questões econômicas e sociais. Além das sessões em torno da sustentabilidade, também trazem longa metragens nacionais de sucesso e promovem oficinas gratuitas de cinema, música orgânica e eco grafite para crianças e adolescentes e suas atividades começam a durante o início da tarde.

O projeto tem sua entrada franca e também procura levar conhecimento quanto a sustentabilidade e energias alternativas nas comunidades. A cada sessão de cinema realizada, uma árvore é plantada em uma zona de reflorestamento.

O Cinesolar, por meio do incrível potencial brasileiro em energias renováveis e também da Lei de Incentivo à Cultura, faz do uso da energia solar uma maneira de levar entretenimento, arte e cultura de maneira sustentável a diversas localidades do pais. Realizada pela Brazucah Produções, conta com o patrocínio do Google, do apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.