• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Como economizar energia em casa?

Como economizar energia em casa?

Nove em cada dez brasileiros seguem medidas para reduzir do consumo de energia. Pequenas mudanças de hábito podem ajudar na redução da conta de luz no final do mês, utilizando de forma responsável, pensando em resultados muito além do bolso e trazendo também, consequências ao meio ambiente e as futuras gerações. Para esclarecer melhor, fizemos uma lista com as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

 

Quais são as lâmpadas que tem maior economia de energia?

As lâmpadas mais econômicas e eficientes são as LED, seguida das lâmpadas fluorescentes e, por último, as incandescentes. De regra geral, deve-se evitar o uso de lâmpadas incandescentes que são as mais baratas, mas o custo no fim do mês é maior.

 

Aparelhos no modo stand by continuam gastando energia, mesmo que desligados?

Sim, a melhor opção de economia de energia é desconectando os aparelhos da tomada, até mesmo os mais modernos dispositivos consomem energia, mesmo que pouco. Porém, com diversos aparelhos eletrônicos plugados na tomada, a energia gasta no total, se torna significativa.

 

Abrir a geladeira muitas vezes ao dia gasta mais energia?

A questão sobre as geladeiras está muito mais em relação ao tempo que se fica com a porta da geladeira aberta, do que a quantidade de vezes em que ela é aberta. Ao ficar muito tempo com a porta aberta, há uma troca de calor entre o interior da geladeira e o ambiente, gastando uma maior quantidade de energia para sua refrigeração.

 

Ao utilizar o ferro, é melhor passar várias peças de roupa de uma vez ou poucas peças todos os dias?

Grande parte da eletricidade que se gasta ao passar roupa é para o aquecimento do ferro. Assim, uma vez quente, é melhor passar a maior quantidade de roupas possível para uma maior economia de energia, assim como o ferro, as máquinas de lavar roupas também utilizam uma grande quantidade de eletricidade para seu funcionamento, sendo fundamental o uso a partir de uma grande quantidade de roupas sujas.

 

O Chuveiro é o vilão da conta de luz?

Uma característica dos chuveiros elétricos é sua grande potência em um curto período de utilização. Em algumas localidades do país, onde faz mais frio, pode corresponder a 1/3 do valor da conta de luz. Para uma maior economia de energia é preciso tomar banhos curtos ou utilizar de um sistema de energia solar para aquecimento da água.

 

A energia solar fotovoltaica reduz o consumo de na conta de luz?

Sim, com a energia solar, você pode gerar sua própria eletricidade e reduzir seus gastos na conta de luz em até 95%. Utilizada a partir de um sistema fotovoltaico, a energia solar, é transformada em energia elétrica, de maneira limpa, sem a emissão de gases poluentes, ajudando o meio ambiente.

A cada dia a energia solar se torna mais barata. Cada sistema fotovoltaico vendido ajuda a diminuir o valor dos próximos, já os combustíveis fósseis, além de serem altamente poluentes, vão ficando mais caros a medida que se tornam mais escassos. O sistema fotovoltaico instalado em uma casa comum deixa de jogar na atmosfera cerca de 1200 Kg de CO2 por ano. Pensando em prazos mais longos, são menos 30 toneladas de CO2 geradas ao longo da vida útil do sistema.

Além disso, cada sistema fotovoltaico precisa ser projetado para atender seu perfil de consumo. Localização do imóvel e o nível de irradiação solar no local, são alguns fatores avaliados durante seu planejamento para uma maior eficiência energética. A energia solar pode fornecer toda a energia elétrica que sua casa precisa de forma 100% limpa e renovável sem prejuízos para o meio ambiente.

Se interessou?