Dicas para economia de energia em seu projeto arquitetônico



    

Vai construir ou reformar sua casa e quer garantir seja eficiente, economizando bastante energia? Isso pode se tornar possível com algumas medidas de eficiência energética e de conforto ambiental já na fase de desenvolvimento do seu projeto. Veja algumas dicas do que fazer em seu projeto que fazem bastante diferença na conta de energia!

Iluminação

Existe uma série de recursos que permite aproveitar ao máximo a iluminação natural e, ao mesmo tempo, evitar o superaquecimento do interior da edificação. Logo no início do projeto devem ser realizados estudos analisando questões como o clima da região, quantidade de luz, orientação solar, quantidade de horas de luz por dia, entre outras questão que maximizam o uso de iluminação natural.

Ventilação Natural

Outro ponto que é preciso levar em consideração em seu projeto é a ventilação natural. Isso garante o conforto térmico, a renovação do ar e também uma menor utilização de aparelhos de climatização artificial. Os objetivos de ventilação devem variar de acordo com o padrão de uso da edificação e com o clima local, considerando a variação das condições de vento em função do relevo e obstruções vizinhas.

Atenção aos materiais de envoltória

É preciso levar em conta quando usar isolamento, quais são os melhores materiais para os diferentes climas. Uma dica é consultar o ProjetEEE, uma ferramenta que orienta a construção de edifícios sustentáveis, com informações bioclimáticas de 413 cidades brasileiras.

Também é importante considerar o poder de absorção da cobertura: As telhas de amianto aquecem muito, enquanto as telhas metálicas com recheio de poliuretano têm um melhor desempenho. Além disso, dê preferência para as telhas de cores claras, e realize sua manutenção periódica.

 Adquira Equipamentos mais eficientes

                É importante pensar nos equipamentos e eletrodomésticos que serão comprados e priorizar aqueles com o selo procel, selo que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Cuidados com o ar condicionado

                O ideal é que sua edificação seja projetada para utilizar o menos possível de aparelhos de climatização artificial, como os aparelhos de ar condicionado. No entanto, a dica é optar por aqueles que sejam mais eficientes, como, por exemplo, os aparelhos de ar condicionado split com controle de velocidade. É importante também fazer a instalação correta dos sistemas de ar-condicionado e manutenção constante dos aparelhos.

 

Sistema Fotovoltaico

                Construindo ou reformando, uma ótima dica é instalar um sistema de geração solar fotovoltaica. Com o sistema fotovoltaico instalado, você economiza até 95% na sua conta de energia, pagando somente o mínimo na fatura, referente ao custo de disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, com rápido retorno de investimento, que varia entre 3 e 5 anos, não requer grandes intervenções em seu imóvel, sendo facilmente instalado em seu telhado ou em qualquer estrutura de fixação, e ainda tem baixa manutenção.

Cada sistema fotovoltaico é projetado de acordo com as necessidades de cada consumidor, e além de gerar conforto e economia, também agrega valor ao seu imóvel. Imóveis desta categoria costumam obter retornos que podem chegar até 10 vezes mais que o investimento inicial.

A Cenergel atua em projetos que colaboram para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.

<Postagem Anterior
Próxima Postagem>