5 dicas para economizar em sua empresa em tempos de crise.



Em tempos de crise é necessário economizar, por isso, nestas circunstâncias, as empresas buscam estratégias para reduzir seus custos internos. Uma maneira de economizar é revisar seus processos e otimizar seus negócios para garantir a competitividade da empresa, assim você consegue reduzir custos sem diminuir a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes. Você sabe como economizar na sua empresa e manter essa prática no dia a dia dos funcionários? Confira 5 dicas para economizar em seu negócio:

Conscientize seus funcionários:

É possível economizar mudando pequenos hábitos como, por exemplo, apagando as luzes e desligando aparelhos quando não estiverem sendo usados. Outra maneira de economizar é trocar os copinhos descartáveis utilizados para beber café e água por canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários.

Conscientize sobre o uso do papel, oriente seus funcionários a sempre que possível utilizar arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizando os dois lados da folha. Imprima em apenas o que deve ser entregue para os clientes.

A soma de pequenas ações geram grandes resultados. É importante orientar funcionários constantemente para que os colaboradores compreendam a importância da racionalização destes recursos, desenvolvendo uma política de consciência ambiental com campanhas internas de conscientização, frisando sempre a importância da redução do consumo.

Cuidados com a iluminação:

A iluminação natural pode ser uma das maiores aliadas nesse processo, e ainda, a iluminação artificial tem uma qualidade melhor que a artificial . Além disso, evite bloquear a luz solar dos ambientes com algum tipo de mobília, como estantes e outros móveis. Em dias mais claros, opte por deixar as cortinas e as persianas bem abertas. Pinte as paredes com cores claras, que ajudam a refletir melhor a iluminação natural.

Dê preferência por lâmpadas de LED, elas são muito mais eficientes e econômicas em relação às outras lâmpadas no mercado, sendo até 90% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente e 60% mais econômicas do que a fluorescente.

Use equipamentos mais eficientes:

Observe os equipamentos que fazem barulhos e esquentam pois são indícios de perda energética, isto ocorre em equipamentos mais antigos e, em razão disso, podem estar gastando mais energia que o necessário para seu funcionamento. O ideal é considerar a troca destes aparelhos defasados por produtos mais modernos, econômicos e eficientes. Uma dica, no caso de equipamentos de refrigeração e eletrodomésticos, é observar o selo Procel, que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Atente-se aos equipamentos de refrigeração:

É importante também verificar os equipamentos de refrigeração. Procure fazer a manutenção regular de seu refrigerador e equipamentos de ar condicionado e avalie os horários em que seu uso seja realmente necessário, programando-o para ligar e desligar nas horas certas pois é um equipamento que consome muito.

Gere sua própria energia:

A conta de energia ainda é um dos custos fixos mais altos de um empreendimento. Ninguém gosta de pagar caro na conta de luz, ainda mais em tempos de crise, principalmente sabendo que tem uma possibilidade interessantíssima de economizar a partir de uma fonte de energia limpa e renovável, realizando um investimento que se paga em pouco tempo e não causa qualquer dano ao meio ambiente, esta solução é geração própria de energia através de fontes solares fotovoltaica.

A economia proporcionada pela geração fotovoltaica de energia elétrica pode chegar em até 95% na conta de energia, ou seja, você reduz em até 95% um dos custos fixos mais altos do seu empreendimento! Sua economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, não requer grandes intervenções no imóvel, sendo facilmente instalado sobre o telhado ou em qualquer estrutura de fixação, e ainda tem baixa manutenção. O sistema possui um rápido retorno de investimento, que varia entre 3 e 5 anos. E como há garantia de performance de 25 anos, é o equivalente a ganhar 20 anos de energia!

A Cenergel atua em projetos que colaboram para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, entre em contato conosco!

 

<Postagem Anterior
Próxima Postagem>