Como tornar meu hotel sustentável?



Um hotel sustentável significa não somente um diferencial para a marca e captação de hóspedes pelo forte apelo social e sustentável, como também, uma significativa redução nos custos.

            O crescente interesse dos consumidores pelo tema sustentabilidade, tornou tudo que envolve o uso eficiente dos recursos naturais um fator relevante no mercado pois, toda a cadeia produtiva e, principalmente dos consumidores, passaram a dar preferência a produtos e serviços que demonstram alguma preocupação socioambiental, consolidando-se como um novo perfil de consumo. Minimizar impacto ambientais, pensar de maneira consciente e coletiva é uma boa forma de se preocupar com a preservação do planeta.

            Encontrar um hotel que combine a satisfação pessoal com um impacto ambiental reduzido eleva a satisfação do usuário por consumir um produto ambientalmente correto.

            Isto não é diferente com os hotéis. Um hotel sustentável significa não somente um diferencial para a marca e captação de hóspedes pelo forte apelo social e sustentável, como também, uma significativa redução nos custos.

            Entre as iniciativas que um hotel pode utilizar estão:

Gestão de resíduos:

            O consumo exagerado nos dias atuais tem gerado uma carga extremamente elevada resíduos, que muitas vezes são despejados no meio ambiente, causando graves consequências para a saúde humana e a preservação da natureza.

            Por isso, é importante que seu hotel se preocupe com a destinação correta dos resíduos gerados no dia a dia pelo empreendimento, realizando a coleta seletiva.

Gestão da água:

            Água potável é um recurso precioso e não pode ser desperdiçado. Hotéis são grandes consumidores de água, portanto, uma gestão eficiente da água é fundamental para as atividades deste tipo de empreendimento pois também pode representar uma boa parte do custo operacional do hotel.

            Algumas ações podem atingir bons resultados, como por exemplo, utilizar torneiras com fechamento automático, captação e aproveitamento da água da chuva utilizando, por exemplo, na irrigação do jardim, e, em descargas sanitárias, que além do uso da água da chuva, podem ter seu fluxo de água controlado.

Gestão de Energia:

            Com algumas ações de eficiência energética, seu hotel pode reduzir significativamente os custos com energia elétrica como, por exemplo, o aproveitamento da luz natural integrada à luz artificial, aproveitamento da ventilação natural, trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de LED - que são mais eficientes e mais econômicas, troca de equipamentos que fazem barulhos e/ou os que são mais antigos por equipamentos mais eficientes – procure por aqueles que tenham o selo Procel, utilização de sensores fotoelétricos de presença ou luminosidade e também a geração própria de energia elétrica.

            Entre todas essas soluções, a geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica é a mais vantajosa em relação à sustentabilidade, pois, a energia é produzida a partir de fontes limpas e inesgotáveis, que não poluem o meio ambiente com gases de efeito estufa, contribuindo para a redução do carbono.

            Além disso, possui ótimo custo benefício, visto que a economia proporcionada pela geração própria de energia elétrica pode chegar em até 95% do valor da fatura de energia, com retorno de investimento de 3 a 5 anos, sendo que a vida útil desta tecnologia é de 25 anos.

            Quer saber mais sobre o sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica? Entre em contato conosco, peça seu orçamento gratuito e comece a produzir sua própria energia. Atendemos aos diferentes tipos de mercado: residencial, rural, comercial, industrial ou poder público. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

<Postagem Anterior
Próxima Postagem>