Tecnologia aliada à produção agrícola: conheça tendências do setor



Os avanços da ciência e tecnologia ao longo das últimas décadas têm influenciado diversos setores da economia e com o setor agrícola não é diferente. Novas tecnologias vêm provocando uma transformação tecnológica no campo, tornando-se fundamental na busca pela eficiência dos processos das cadeias produtivas afim de garantir competitividade e sustentabilidade à produção agrícola.

O emprego de tecnologia na agricultura traz diversos benefícios como: aumento da produtividade e a lucratividade, economia, maior segurança na tomada de decisões, melhoria da qualidade das atividades agrícolas e da qualidade do produto, minimiza os impactos ambientais e otimiza o uso de insumos. Conheça a seguir algumas tendências da tecnologia aliada a produção agrícola:

Tecnologia na agricultura: maior sustentabilidade na produção ...

Drones no agronegócio:

Os drones são equipamentos que já estão presentes no agronegócio brasileiro e são utilizados na realização de imagens aéreas, permitindo processamentos topográficos, análises agronômicas, contagem de animais e a realização de diversos tipos de mapas.

Agricultura de Precisão - SGS Unigeo

Sensoriamento:

Um outro uso da tecnologia está no sensoriamento, quando, por exemplo, o produtor precisa aplicar um herbicida na sua cultura para matar ervas daninhas, mas apenas em uma determinada área específica que esteja infestada, assim, com a tecnologia de sensoriamento o produtor consegue identificar a presença de plantas infectadas e pulverizar o herbicida somente em locais pré-determinado — o que representa uma grande economia e torna a produção mais sustentável, pois, ao invés de aplicar a pulverização na área total, foca-se somente no ambiente em que foi identificada a planta daninha.

Economia na lavoura através da Agricultura de Precisão | Hydramaster

Big Data:

Já o Big Data possibilita a melhoria no controle dos processos pois coleta e armazena as mais diversas informações sobre a produção, viabilizando a construção de um histórico, o que garante uma coordenação eficiente da produção e nas futuras tomadas de decisões, o que resulta em maior vantagem competitiva. Com uma análise de dados apurada, é possível prever cenários em relação à produção tendo por base casos já registrados, prever ações futuras, capacidade de produção, custos, falhas, entre outras diversas variáveis.

A telemetria acelera a produção agrícola - Revista Globo Rural ...

Internet das Coisas

                A internet das coisas é a interconexão digital de objetos cotidianos. Por exemplo, é o uso de dispositivos e máquinas agrícolas interconectados – o trator está conectado à plantadeira, que está conectada à colhedora, ao pulverizador, à adubadora automotriz e assim por diante. Dessa forma, a automação gera ainda mais dados para o Big Data transformar em informações úteis para a produção, provocando uma harmonia nos processos de produção, otimizando-os.

Sistema Fotovoltaico

A Tecnologia depende de energia. Com o campo cada vez mais automatizado e interconectado, seja no bombeamento da água, na irrigação, na secagem dos grãos, ou nas mais diferentes atividades que requerem o uso de eletricidade, há também a questão do aumento nos custos com energia elétrica.

A Geração própria de energia por meio de sistemas fotovoltaicos além de ser um método sustentável produção de energia, também economiza na fatura, diminuindo significantemente os custos de produção agrícola que são altos e consomem grande parte do investimento de produção.

Instalando um sistema fotovoltaico você pode economizar até 95% na conta de energia pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

O consumidor pode, por exemplo, instalar o sistema fotovoltaico em sua propriedade rural e utilizar os créditos gerados para abater também outros imóveis, utilizando a modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

Saiba mais sobre o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco, peça seu orçamento gratuito e comece a produzir sua própria energia. Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

<Postagem Anterior
Próxima Postagem>