Como é projetado o sistema fotovoltaico?



A Energia Solar Fotovoltaica é sem dúvidas uma das opções mais práticas e viáveis de geração de eletricidade. Limpa, abundante e renovável, é a solução mais ecologicamente sustentável de geração de energia, além disto, traz diversas vantagens para o consumidor, como a redução da fatura de energia, alto retorno de investimento e a valorização do imóvel.

A utilização da energia solar fotovoltaica tem crescido exponencialmente. Atualmente, o Brasil possui mais de 249 mil unidades consumidoras com sistemas instalados, por isso, você pode já ter observado residências, comércios, indústrias, fazendas e prédios público que possuem o sistema instalado e se perguntar: os sistemas fotovoltaicos são todos iguais?

               

A resposta é não. Apesar do funcionamento do sistema fotovoltaico ser basicamente o mesmo, cada sistema é projetado para atender as necessidades de cada consumidor, por isso, para preparar o dimensionamento do sistema fotovoltaico, é analisada uma cópia da fatura de energia do(s) lugar(es) onde se tem o interesse em economizar, sendo analisadas informações como:

1- Informações básicas do cliente: Nome, Endereço, etc.

2- Informações da Instalação (Classe): Residencial, comercial, industrial, Rural, monofásico, bifásico, trifásico, etc.

3- Tarifa de Energia

4- Tensão de Fornecimento

5-Histórico de Consumo: Calculo da média mensal e, depois, a média da média diária de consumo.

Além da análise da conta, é preciso realizar um estudo que leve em consideração diversos fatores, como por exemplo, a localização do imóvel, quantidades de horas de sol da região, se há sombreamento no local, espaço disponível, onde será a instalação e a direção do telhado em relação ao sol, fachadas, estacionamento solar, entre outros fatores.

Por isso, o custo do sistema e os equipamentos utilizados podem variar para atender dois imóveis de consumos iguais por possuir especificidades diferentes. Por exemplo, a casa A possui telhado para o norte, uma das condições ideais para receber a instalação de um sistema fotovoltaico, enquanto que a casa B tem seu telhado voltado para oeste, sendo necessário mais painéis solares para chegar a mesma energia gerada da casa A.

Ao realizar um orçamento fotovoltaico, fique atento e veja se a empresa integradora está considerando estes fatores técnicos, se os equipamentos são certificados pelo Inmetro e opte por marcas conhecidas no mercado. Além disso, desconfie de preços muito baixos, e procure saber se a equipe de instalação possui certificações de instalações e serviços em eletricidade (NR-10) e trabalho em altura (NR-35).

Como funciona o sistema fotovoltaico?

Os painéis solares são feitos de células fotovoltaicas, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica de corrente contínua (CC) e, ao passar pelo inversor de frequência, é convertida em energia elétrica de corrente alternada (CA), que é tipo de corrente utilizada em nossa rede elétrica, alimentando todos os aparelhos elétricos do imóvel.

Com a energia solar fotovoltaica você pode economizar até 95% na conta de energia pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

Para quem possui diferentes imóveis, inclusive em outras cidades, é possível abater o consumo de todas as suas faturas de energia na modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

Entre em contato com a Cenergel, nós somos uma empresa integradora com mais de duas décadas de atividades no setor elétrico, atuando nas áreas de Consultoria, Pesquisa & Desenvolvimento, Eficiência Energética e Gestão Energética, e que, desde 2015, vem desenvolvendo a integração de sistemas de geração solar fotovoltaica.

Nós projetamos, instalamos e homologamos seu sistema fotovoltaico seja ele residencial, comercial, industrial ou rural. Conosco, seu projeto é acompanhado por um engenheiro especialista que irá vistoriar todo o processo e autorizar a instalação do sistema. Além disso, trabalhamos com os melhores e mais eficientes equipamentos do mercado, todos com suas devidas garantias e certificações do Inmetro.

<Postagem Anterior
Próxima Postagem>