Sistemas fotovoltaicos: A importância de escolher uma empresa de confiança



            A energia solar fotovoltaica tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo, em consequência disso, surgiram há pouco tempo no mercado um grande número de empresas integradoras, entretanto, em muitas dessas empresas não há profissionais com experiência e elas se aventuram em um mercado de alta complexidade técnica, por isso, encontrar boas empresas integradoras de energia solar fotovoltaica é uma decisão crucial para o sucesso do projeto.

            Para se ter ideia, no Brasil já existem 304 mil unidades consumidoras com sistema fotovoltaico instalado. A energia solar fotovoltaica já ultrapassa as fontes nuclear e carvão juntas. Com este “boom” do mercado solar, surgiram mais de 12 mil empresas integradoras de sistemas fotovoltaicos, por isso, é preciso levar em conta alguns fatores na hora de optar por uma empresa fornecedora deste serviço. Por isso, antes de fechar negócio, atente-se em responder 5 perguntas básicas:

Os preços ofertados estão compatíveis com os concorrentes?

            De início, é comum ficar perdido entre tantas opções, mas uma dica básica é desconfiar de preços muito baixos, lembre-se de procurar informações com pessoas que já contrataram o serviço da empresa, elas podem fornecer informações que podem ampliar seu conhecimento sobre a empresa integradora.

            Empresas que mantém suas mídias sociais atualizadas e que geram conteúdo não só promocional, mas que promovam a disseminação de informações sobre o setor, têm mais credibilidade. Procure por avaliações da empresa na internet: Google, redes sociais e reclame aqui.

Qual o portfólio da empresa?

            Experiência é fundamental quando se trata de instalação. Pesquise pelos sistemas que a empresa já instalou, pois, quanto mais variado o leque de atuação, maior a capacidade técnica. Por isso, avalie a diversidade das instalações: residenciais, comerciais, industriais, rurais. Empresas integradoras têm o costume de publicar seus projetos nas redes sociais ou no site da empresa.

A empresa possui uma equipe qualificada de engenheiros e instaladores?

            Procure saber se a empresa integradora possui um engenheiro habilitado no CREA do seu estado, que certifique sua responsabilidade no projeto. Além disso, procure saber se a equipe de instalação possui certificações de instalações e serviços em eletricidade (NR-10) e trabalho em altura (NR-35).

A empresa oferece garantia da instalação?

            Saiba o que a garantia cobre e por quanto tempo – tanto pelo fabricante dos equipamentos quanto pela instalação. Alguns problemas com sistemas fotovoltaicos podem acontecer por algum erro ou descuido na hora da instalação do sistema fotovoltaico. Uma forma de se resguardar desse tipo de defeito é optar por empresas que ofereçam garantia de instalação. Dessa forma, você contará com uma equipe pronta para realizar quaisquer reparos necessários.

Como é o pós-venda da empresa integradora?

            O pós-venda é tão importante quanto uma boa instalação. Procure contratar uma companhia que ofereça um atendimento de qualidade antes, durante e após a sua compra. Afinal de contas, nunca se sabe quando será necessário algum serviço de manutenção.

            Entre em contato com a Cenergel, nós projetamos, instalamos e homologamos seu sistema fotovoltaico. Conosco, seu projeto é acompanhado por um engenheiro especialista que irá vistoriar todo o processo e autorizar a instalação do sistema. Além disso, trabalhamos com os melhores e mais eficientes equipamentos do mercado, todos com suas devidas garantias e certificações do Inmetro.

 

<Postagem Anterior