Energia solar em condomínios beneficia moradores e meio ambiente



   

                A conta de energia é um dos principais responsáveis pelas altas taxas dos condomínios., devido as altas demandas energéticas, seja para movimentar elevadores, sistema de bombeamento de água, iluminação de áreas comuns, entre outros dispositivos elétricos. Por isso, a energia solar fotovoltaica tem se mostrado altamente vantajoso, especialmente em condomínios residenciais.

                A resolução 687/2015 da Aneel, permitiu a geração compartilhada realizada por múltiplas unidades consumidoras, como é o caso dos condomínios, permitindo que a energia elétrica gerada seja compartilhada entre as áreas comuns e apartamentos.

                O mercado de energia solar é um dos que mais cresce no Brasil. O país possui alto potencial de irradiação solar e a fonte solar fotovoltaica é a energia mais barata se comparada à implantação de novas usinas. Fonte de energia limpa e renovável, causa menor impacto ao meio ambiente e seu investimento se paga em pouco tempo e com rápido retorno.

                 Dentre os principais benefícios do uso da energia solar fotovoltaica em condomínios estão a economia, sustentabilidade e a valorização do imóvel. Uma vez que a geração própria reduz em até 95% a conta de energia, e também, a emissão de toneladas de CO2 ao meio ambiente. Conheça os principais benefícios:

Economia de até 95%

                A economia proporcionada pela geração própria pode chegar em até 95% na fatura de energia, pagando somente um valor mínimo por mês, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos. O investimento em um sistema fotovoltaico se paga em até 5 anos. Como sua vida útil é de 25 anos, é o equivalente a ganhar 20 anos de energia.

Sustentabilidade

                A energia solar é uma energia limpa, que não emite gases poluentes e nem consome os recursos naturais. Assim, ao utilizar a energia solar, o condomínio assume uma posição mais sustentável. Trata-se de uma forma de reduzir os impactos no meio ambiente e melhorar a consciência coletiva sobre sustentabilidade e fontes de energias renováveis. Assim, é possível ter uma postura verde, alinhada ao cuidado com as gerações futuras e adequada com um plano de sustentabilidade no condomínio.

Valorização do imóvel

                A procura por edificações mais eficientes e sustentáveis cresce exponencialmente a cada ano e se tornou um fator relevante, influenciando o comportamento do consumidor no mercado imobiliário. O retorno do investimento não acontece somente na conta de energia, mas também, em relação ao imóvel. No mercado imobiliário, o investimento em construções mais sustentáveis está cada vez mais frequente, visto que é um setor altamente disputado, onde as inovações são valiosas ferramentas para construtoras que buscam vantagens competitivas. Com o sistema fotovoltaico no condomínio, todo o empreendimento é valorizado, tornando-se um diferencial.

                Agora que você já sabe que investir em um sistema de energia solar para condomínio é uma ótima alternativa, não deixe de levar essa pauta para a próxima assembleia condominial. A Cenergel atua em projetos no projeto, homologação e instalação de sistemas fotovoltaicos, atendendo aos diferentes tipos de mercado. Entre em contato conosco e peça seu orçamento gratuito.

<Postagem Anterior