Empresa cria embarcação de bambu movida à energia solar



        

                A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância em nossa sociedade, pois, ela está mais consciente e busca por soluções sustentáveis para as necessidades cotidianas, tornando esta questão cada vez mais relevante na escolha de um produto e serviço. Neste sentido, a fim repensar o transporte criando formas mais sustentáveis de mobilidade, o estúdio de design inglês Duffy London desenvolveu um projeto de táxi aquático feito de bambu, com tecnologia fotovoltaica e materiais naturais.

                Facilmente cultivável e abundante na natureza, o bambu é um material tão resistente quanto a fibra de vidro e a fibra de carbono, além de ser naturalmente flutuante. Totalmente sustentável e de baixo custo, a embarcação movida a energia solar apelidada de Hari Pontoon, é capaz de carregar 15 pessoas ou cargas, podendo vir a se tornar uma alternativa ecologicamente correta aos barcos à diesel e gasolina.

                “É uma alternativa ecológica aos barcos a gasolina e é capaz de aproveitar a energia solar para transportar, além de pessoas, cargas com segurança em vias navegáveis em ambientes marinhos. Um projeto de casco duplo moderno, simples e funcional, construído com materiais e processos locais, torna-o uma embarcação versátil e econômica que está pronta para produção imediata e para uso em hidrovias em todo o mundo”, explicou Chris Duffy, fundador da empresa responsável pelo projeto.

                A embarcação, possui um motor elétrico movido a energia solar, capaz de produzir até 60 cavalos de força e uma velocidade de 8 a 10 nós. Uma curiosidade é que o bambu utiliza luz solar, água e dióxido de carbono para fazer fotossíntese e se desenvolver. Este carbono fica atrelado à sua estrutura. Ou seja, a embarcação não só produz energia solar que é carbono zero, como também, tem em sua estrutura um material que captura carbono.

                O projeto do Hari Pontoon surgiu de uma colaboração entre o Duffy London e a cadeia de hotéis Living Waters, que está planejando um novo empreendimento na Indonésia. Como se trata do maior país insular do mundo, as embarcações são o principal meio de transporte, tanto para uso comercial como ligação das comunidades das diversas ilhas do país.

                Os baixos custos de manutenção e os custos operacionais quase nulos do Hari oferecem aos clientes uma alternativa de transporte com energia limpa e viável. A pegada de carbono dessa embarcação seria totalmente paga dentro de seis meses de funcionamento. Com o sucesso do projeto, o objetivo é levá-lo também à Londres, assim como outras cidades da Europa.

                Inovações como esta ajudam a fomentar o mercado de energia limpa e renovável, impulsionando-as e gerando conhecimento e consciência do uso sustentável dos recursos naturais. A geração própria de energia por meio da luz solar é um método sustentável produção de energia, sendo a forma de energia renovável mais barata e que mais cresce em todo o mundo. Embarque nessa onda, a Cenergel atua no projeto, homologação e instalação de sistemas fotovoltaicos, atendendo aos diferentes tipos de mercado. Entre em contato conosco e peça seu orçamento gratuito.

<Postagem Anterior