• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Escolas públicas do Espírito Santo vão gerar sua própria energia

Escolas públicas do Espírito Santo vão gerar sua própria energia

 A EDP Espírito Santo, em uma parceria com o governo do estado, assinou um convênio para a instalação de sistemas fotovoltaicos que vai contemplar as escolas públicas com o intuito de reforçar a importância de conscientização do uso racional de energia, reduzindo sua dependência das unidades consumidoras.

De acordo com a Secretaria de Estado do Município (SEDU), cerca de 80 instituições de ensino estaduais e municipais serão contempladas com o projeto “Boa Energia nas Escolas” que, além de propagar a utilização segura e eficiente da energia elétrica, implantarão sistemas fotovoltaicos que permitirão a geração de energia por meio do sol. Os sistemas fotovoltaicos não excluem totalmente as escolas de pagar a conta de energia, mas serão cerca de R$ 300,00 de economia para cada escola. Só no ano de 2016, o estado do Espírito Santo gastou 14,3 milhões com energia elétrica, em 490 escolas da rede.

Outra ação que será realizada pelo programa é a substituição de 4,139 lâmpadas por LED, em nove escolas e a sede da SEDU, permitindo uma redução no consumo de 349,69 MW/ano, com um investimento de 988,65 mil, em um prazo de 12 meses, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP Espírito Santo.

 

O projeto da distribuidora EDP trabalha inicialmente a capacitação de educadores – com cartilhas e materiais para o aprendizado em sala de aula – e também o contato prático e presencial dos alunos com temas os  estudados em classe, por meio de uma carreta itinerante.

Os alunos terão a oportunidade de participar das atividades na unidade móvel, sendo beneficiados com atividades lúdicas sobre a utilização segura e consciente da energia elétrica realizadas em um caminhão adaptado para ser um laboratório sobre rodas, que oferecerá experimentos, jogos e vídeos em 3D. Com a ação, serão cerca de 400 professores e 32mil alunos beneficiados.

 

O caminhão da Distribuidora possui painéis interativos, que mostram os principais equipamentos elétricos e seus níveis de consumo, o que proporciona às crianças, a oportunidade de entender melhor o consumo de energia elétrica dentro de casa. Além disso, permite trabalhar a importância da utilização consciente de energia, o reforço de pequenas atitudes para a redução do consumo, e consequentemente, o valor da conta de energia.

Além do painel interativo, outras atividades estão presentes na unidade móvel, tal como  o jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo; ou o gerador manual, que o estudante gira uma manivela transformando a energia mecânica em energia elétrica, acendendo as lâmpadas de LED; ou até mesmo o conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar, onde a célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica, girando o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos, entre outras atividades. 


Projetos relacionados que talvez você se interesse