• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Goiânia ganha maior usina solar urbana do Brasil

Goiânia ganha maior usina solar urbana do Brasil

A cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, recebeu em junho, a maior usina de energia solar fotovoltaica instalada em área urbana do país, superando a usina do AquaRio. O sistema fotovoltaico foi instalado sobre o telhado da nova loja Assaí Atacadista na cidade, em parceria com a Green Yellow, desenvolvedora e parceira do projeto.

Foram instalados 2800 painéis em uma área de cerca de 8 mil m² que podem chegar a uma potência máxima de 940 kWp, gerando em média 125 kWh por mês, o que corresponde a 1500 MWh por ano.

O sistema fotovoltaico será alugado, ao longo de sua vida útil, pela Green Yellow a rede atacadista, por meio de um aluguel fixo, tornando-se responsável por economizar 40% de energia elétrica da loja, o equivalente ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação de todo o prédio.

 

Com mais de 11 mil metros quadrados de área construída, a rede atacadista Assaí gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos e, ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema, evitará a emissão de quase 3mil toneladas de gases poluentes do efeito estufa, isso equivale por exemplo, a 18 mil árvores plantadas, gerando uma economia de 2,6 milhões de reais com energia limpa e segura.

Os equipamentos do sistema fotovoltaico são importados da China, Itália e Alemanha e, para a instalação do projeto, foram levados em consideração a tarifa da concessionária e a irradiação solar em um período de 20 anos para a execução do projeto.

Com a energia que será produzida pela atacadista de Goiânia, é possível suprir o consumo de 757 residências em um ano; manter ligados 5300 televisores durante cinco horas por dia, todos os dias do ano; carregar 359 mil celulares durante um ano todo ou ainda, suprir o consumo de todas as linhas do metro de SP por um dia.

 

A rede, que já vem implementando em suas novas lojas o conceito de sustentabilidade, leva em consideração os ganhos para o meio ambiente, aprimorando sua eficiência energética.

Este é o segundo sistema fotovoltaico instalado da rede atacadista, o primeiro foi inaugurado em janeiro deste ano, em Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, esta também é a maior usina do estado, instalada em uma área de 2mil m², recebeu 1440 painéis no telhado de seu estacionamento, possuindo uma potência instalada de 300kWp que produz cerca de 11% a 15% do consumo total da loja. 

Segundo o presidente da Assaí atacadista, Belmiro Gomes, a intenção é fazer com que o projeto se estenda para outras lojas da rede, criando o conceito de atacado do futuro, operando cada vez mais de forma sustentável, mantendo sempre a característica da rede de operação de baixo custo a preços competitivos. 

Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para tender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431. 


Projetos relacionados que talvez você se interesse