• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Palmas instala pontos de ônibus com energia solar e Wi-Fi

Palmas instala pontos de ônibus com energia solar e Wi-Fi

Após anunciar o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,00 para R$ 3,50, a prefeitura de Palmas, entregou, no mês passado, 19 novos ônibus equipados com ar condicionado e elevador para cadeirantes e ainda, inaugurou seu primeiro ponto de ônibus autossustentável.

Construído em estrutura metálica, com iluminação de LED, telhas isotérmicas que amenizam a temperatura e painéis fotovoltaicos, o novo ponto de ônibus tem como primeiro diferencial o tamanho. São 24 metros quadrados, enquanto os atuais possuem seis metros quadrados.

Outro fator importante é a tecnologia, o abrigo possui autonomia energética, graças aos painéis fotovoltaicos, que por meio da energia solar, permitirão a recarga de celular e conexão Wi-Fi com a internet.

O ponto foi inaugurado no setor Taquari e até o final do ano, a capital de Tocantins terá 30 modelos instalados nas regiões norte, central e sul da cidade, e ainda, serão licitadas mais 200 unidades. Segundo o prefeito Carlos Amastha, as instalações irão ocorrer em áreas com grande fluxo de pessoas, em áreas próximas de instalações públicas como escolas de tempo integral, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Resolve Palmas, Centro, entre outros. 

 

Devido a sua posição geográfica em relação à incidência de raios solares, o Estado do Tocantins apresenta um excelente potencial para aproveitamento da radiação solar incidente.

Ainda, com a intenção de aproveitar todo o potencial solar que Palmas e de tornar a cidade referência nacional, a prefeitura por meio do Programa Palmas Solar, idealizado pela Secretaria de Energias Sustentáveis, tem incluído diversos benefícios diretos ao consumidor, fornecendo descontos sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI), para quem implantar sistema de geração fotovoltaica de eletricidade.

O desconto no IPTU é válido por cinco anos e aumenta à medida que o imóvel passa a produzir mais energia elétrica, podendo chegar até 80%, os benefícios são válidos para novas construções e também todos os imóveis construídos que decidirem aderir à geração de energia solar. A iniciativa, tem como objetivo sensibilizar o público quanto à importância da sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e a popularização da energia solar fotovoltaica.

Segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar fotovoltaica no Brasil atingirá o patamar de 1000 megawatts de capacidade instalada até o final do ano, o que representa um crescimento de 325% em relação à capacidade atual, com investimentos que deverão somar algo em torne de 4,5 bilhões de reais. A estimativa feita coloca o país entre os 30 principais geradores dessa fonte de energia no mundo, com a expectativa de estar entre os cinco primeiros até 2030.

Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.

 


Projetos relacionados que talvez você se interesse