• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Maior sistema fotovoltaico urbano é instalado em Buenos Aires

Maior sistema fotovoltaico urbano é instalado em Buenos Aires

A emblemática Avenida 9 de Julho, em Buenos Aires, Argentina, recebeu na última semana de agosto o maior sistema fotovoltaico da capital. Sobre o telhado das estações de ônibus urbanos norte e sul do Obelisco foram instalados 238 painéis fotovoltaicos, que entraram em operação ainda na primeira semana deste mês.

Inicialmente, foram colocados 164 painéis de 240 Watts na estação do Sul Obelisco, sendo os demais instalados na estação Norte Obelisco, a expectativa é de que os painéis fotovoltaicos produzam uma energia de 110.000 kWh por ano, o que equivale ao consumo de 190 famílias no mesmo período.

 

A inciativa é um projeto piloto do governo, que faz parte do programa impulso para a energia limpa, da Lei de Energia Distribuída, que está sendo debatida no Congresso. O teste terá duração de três meses, com possibilidade de incorporação dos sistemas fotovoltaicos em outros terminais da cidade.

O lugar da instalação é considerado ideal levando em conta a largura da Avenida, que fica exposta à luz solar, sem interferência de sombras de edifícios durante grande parte do dia. A estimativa é de que com a instalação, haja uma redução na emissão de cerca de 44 toneladas de CO2 por ano, que equivalem a emissão de 276 carros ou a substituição de 46.000 lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. 

Os painéis são importados da Itália e possuem como principal característica uma camada dupla de vidros, com a intenção de integrar a luz natural às estações, e assim gerar consciência ambiental e o uso de energias renováveis. Além disso, a geração de energia poderá ser monitorada em tempo real por um site do governo para que a população tome conhecimento sobre a geração solar fotovoltaica.

 

O investimento no projeto foi de um pouco mais de 3 milhões de pesos argentinos (algo em torno de 600 mil reais). A instalação foi realizada pela empresa Sustentator Renewable Energy, sendo que o objetivo é, que no futuro, o projeto se estenda a mais 17 estações na Avenida 9 de Julho e, portanto, sejam capazes de gerar cerca de 805 MWh por ano.

Apesar de nem todas as estações terem as condições ideais de aproveitamento, uma vez que deve haver uma área disponível, livre de sombra e conectada ao sistema elétrico, a intenção é de que as cidades possam cada vez mais aproveitar as oportunidades para a geração de energia limpa, tornando-se cada vez mais verdes e sustentáveis, evitando a geração de gases poluentes de efeito estufa.

Se interessou e quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.


Projetos relacionados que talvez você se interesse