• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Copercampos inicia instalação de usina de energia solar

Copercampos inicia instalação de usina de energia solar

A Copercampos, uma das maiores cooperativas do país, que tem atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria em mais de 50 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está investindo na geração de energia renovável. No início de outubro, a cooperativa iniciou a construção do seu primeiro Parque Solar na Granja Pinheiros, em Campos Novos, no Paraná.

O projeto da Solbrás que prevê um parque solar de 5MW, terá inicialmente, a capacidade de geração de 1MW. A obra que está em andamento, já conta com 3024 painéis solares e deverá ser finalizada ainda neste mês. A energia produzida na usina fotovoltaica irá atender o consumo da própria Granja Pinheiros e ainda, abastecer o excedente no Supermercado Copercampos, também em Campos Novos.

 

O presidente da cooperativa, Luiz Carlos Chiocca, afirma que o objetivo é produzir energia elétrica de maneira limpa e sustentável. “Estamos investindo inicialmente R$ 5 milhões na construção desta usina fotovoltaica, diversificando investimentos e principalmente, buscando soluções para reduzir custos de operação em nossas unidades. Nosso objetivo é produzir energia limpa, sustentável e com o menor impacto ao ambiente, tornando a Copercampos ainda mais eficiente em suas atividades”, ressaltou Chiocca.

Ao todo, o investimento realizado será de R$ 25 milhões até a sua finalização. Chiocca ressalta que a usina de 5 megawatts deve suprir 30% do consumo atual de energia elétrica da Copercampos. O projeto é proveniente do programa, que teve início em julho de 2016 na Copercampos, e que tem o objetivo de fomentar a inovação e a participação dos profissionais da cooperativa, garantindo melhorias, crescimento e perpetuação da empresa no setor.

“O time “Sustentabilidade”, formado por funcionários da Cooperativa, apresentou o pré-projeto ao comitê de avaliação ainda no ano de 2016. Após debates, foi aprovada a ideia para que o time realizasse estudos mais detalhados sob a instalação da 1° usina de geração de energia solar fotovoltaica da Copercampos, tornando-a a primeira cooperativa no estado em investir neste segmento”, afirmou o Coordenador do Programa Inova na Copercampos, Cristian Rodrigo Venturin.

 

Ainda, o presidente destacou que a ideia foi aprovada pelos diretores e conselheiros e atende os critérios de gestão sustentável da cooperativa. “Este é um projeto inovador da Copercampos, com investimento em uma nova área e que ressalta a continuidade do nosso trabalho cooperativista. Parabenizo aos profissionais da Copercampos por ter esta ideia e esperamos que outros funcionários tragam outras sugestões inovadoras à nossa diretoria, pois aqui na cooperativa temos uma gestão participativa”, comentou o Presidente Chiocca.

O coordenador de Granjas de Suínos da Copercampos, Junior de Oliveira Couto, um dos participantes do time “Sustentabilidade” do Programa INOVA ressalta os benefícios do projeto de energia solar. “Queremos agradecer a Copercampos, por oportunizar nosso time “Sustentabilidade”, a trazer inovação, adquirir novos conhecimentos e aprendizados. A Energia Solar é limpa, renovável, acessível e rentável”, afirmou Junior.

Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco. Receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.


Projetos relacionados que talvez você se interesse