• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Brasil tem primeira ervateira abastecida 100% por energia solar

Brasil tem primeira ervateira abastecida 100% por energia solar

A fazenda de Erva Mate Gheno, localizada em Concórdia (SC), acaba de fazer história na indústria brasileira de erva-mate ao utilizar sistema fotovoltaico para a produção de sua especiaria. A empresa tornou-se a primeira ervateira da América Latina a investir na geração de energia elétrica por meio do sol.

A história da Erva-Mate Gheno começou com João Gheno, o patriarca da família, que fez o primeiro plantio de erva-mate em 1978. Mas, foi só em 2006 que se deu o início de sua industrialização, com uma pequena produção de erva-mate processada em fábricas terceirizadas. Já em 2011, a marca colocou sua própria estrutura de secagem e, atualmente, 15% de sua matéria prima vem do seu próprio cultivo.

Embora a empresa possua marca própria no mercado, a Erva Mate Gheno, a maior parte de sua produção é fornecida para a indústria Leão Alimentos de Bebidas que fabrica os chás da marca Matte Leão.

 

A empresa pioneira vê o uso da energia limpa e a preservação ambiental como um de seus principais diferenciais: “Nós não pensamos no barateamento do custo (da produção), mas sim na melhoria do processo. Já que ficamos do lado de uma reserva florestal buscamos uma forma de gerar menos impacto” explicou o diretor Gilberto Gheno. “Os painéis fotovoltaicos são nosso cartão de visitas. Eles foram instalados em frente à fábrica, bem visíveis por todos, pois estamos muito orgulhosos desse investimento e muito seguros do seu retorno”, completou.

O projeto, que tem ao todo 62 painéis fotovoltaicos instalados na propriedade, foi fornecido pela Engie e tem capacidade total instalada de 16,74 kWp, o suficiente para suprir 100% da demanda energética da empresa, além disso, o sistema conta com um inversor maior, possibilitando uma margem de ampliação na geração de energia de mais 22 módulos fotovoltaicos.

O sistema fotovoltaico do local é ligado à rede da distribuidora de energia Celesc, assim, quando o sistema gera mais energia que consome, a eletricidade produzida em excesso é armazenada na rede elétrica, gerando créditos com a distribuidora, que podem ser utilizados em até 60 meses.

 

Com isso, a empresa garante o abastecimento dos 36 motores da linha de produção, além das lâmpadas de iluminação. A redução estimada na fatura de energia é de 98%, que chegava a R$ 2.500,00 por mês antes da instalação do sistema e, que agora, será utilizado para o abatimento das parcelas do financiamento de viabilização da implantação do sistema fotovoltaico, livrando assim a empresa de ter que alterar seu fluxo de caixa.

A previsão de retorno do investimento é de 5 anos e meio, e, a partir de então, a empresa irá zerar o custo com energia, economizando cerca de R$ 750.000,00 ao longo dos 25 anos de operação do sistema e evitando a emissão de cerca de 308.185 kg de CO2 na atmosfera.

Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.

 


Projetos relacionados que talvez você se interesse