• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Conheça os diferentes tipos de painéis fotovoltaicos

Conheça os diferentes tipos de painéis fotovoltaicos

O painel solar utilizado nos sistemas fotovoltaicos, é constituído por células fotovoltaicas compostas por um material semicondutor de silício, que capta a luz do sol e a converte em energia elétrica. Elas podem ser instaladas no telhado de uma casa, em uma cobertura ou até mesmo no solo.

Existem duas tecnologias de fabricação de placas fotovoltaicas: as monocristalinas e as policristalinas. As monocristalinas, como o nome indica, significa um cristal, enquanto policristalinas, muitos cristais. Mas, qual a diferença? Qual tipo de painel escolher para o meu sistema fotovoltaico?

 

Monocristalino

 

Os painéis fotovoltaicos monocristalinos são facilmente reconhecidos pois possuem uma cor uniforme mais escura, o que indica a sua pureza e tem suas extremidades arredondadas. São feitos a partir de um único cristal de silício ultrapuro, fatiado em lâminas individuais que são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

Por conta do grande tamanho do cristal de silício, as células monocristalinas possuem a eficiência mais alta entre as tecnologias, entre 14 e 22%, com vida útil superior a 30 anos, e garantia de 25 anos. São painéis que tendem a funcionar melhor em condições de pouca luz, no entanto, custam cerca de 20% a mais, devido ao seu custo de produção.

 

Policristalino

 

 

Já nos painéis policristalinos, as células são formadas por diversos cristais que também contém silício em sua composição, porém, em sua produção os cristais são fundidos em blocos, proporcionando a formação de vários cristais, o que acarreta em um menor custo de fabricação.

Sua forma é quadrada devido as células serem fatiadas em formato retangular, nele é possível observar a formação de múltiplos cristais. Sua eficiência, no entanto, é um pouco menor em relação ao monocristalino, de 13 a 18% e sua vida útil é superior a 30 anos, com garantia de 25 anos. Devido a sua menor eficiência, estes painéis são um pouco maiores, para gerar a mesma quantidade de Watts/m² que o painel monocristalino.

 

OPV

 

Há ainda uma outra tecnologia em produção, que está sendo introduzido no mercado fotovoltaico, que são as Células Fotovoltaicas Orgânicas (OPV), que consistem em uma combinação de polímeros orgânicos e plásticos em um filme versátil, adaptável a diferentes usos, sendo capaz de envelopar estruturas e objetos, possibilitando a geração de energia em qualquer superfície que receba a luz do sol.

Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.  Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.


Projetos relacionados que talvez você se interesse