• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Qual a melhor posição para instalar meu sistema fotovoltaico?

Qual a melhor posição para instalar meu sistema fotovoltaico?

            A Energia Solar Fotovoltaica atualmente é, sem dúvidas, uma das opções mais práticas e viáveis de geração de eletricidade. Por ser limpa, abundante e renovável, é a solução mais ecologicamente sustentável de geração de energia, além disso, também gera diversas vantagens para o consumidor, como a redução da fatura de energia, alto retorno de investimento e a valorização do seu imóvel.

            O Brasil possui condições favoráveis para a geração solar, o país tem uma grande incidência de radiação solar durante todo o ano, sendo viável a instalação de sistemas de geração fotovoltaica em praticamente todo o seu território. Mas, para que seu sistema de geração de energia garanta um melhor aproveitamento, é fundamental saber em qual direção seu sistema deverá ser instalado.

 

            Devido à posição privilegiada em relação ao sol, no Brasil, a direção ideal para se instalar os painéis fotovoltaicos é com estes voltados para o Norte, pois o Sol nasce no Leste, sobe se inclinando para o Norte e se põe no Oeste.  Portanto, se você possuir um telhado com a face voltada para o Norte e não existir sombras nesta parte do telhado, poderá instalar seus painéis fotovoltaicos nesta face, garantindo Sol durante todo o dia. Desta maneira, seu sistema de geração de energia será o mais eficiente possível.

            Mas, se você não possui uma face do telhado voltado para o Norte, não precisa se preocupar, sistemas fotovoltaicos voltados para Leste ou Oeste apresentam uma pequena perda de eficiência, que pode ser facilmente compensada com a adição de alguns módulos em seu sistema. Apenas a posição voltada para o Sul é a menos favorável. Entretanto, esta opção ainda pode se tornar viável economicamente para o cliente, desde que sejam realizados estudos técnicos que definirão o quanto deverá ser adicionado em módulos para suprir estas perdas, ou ainda, se vale a pena utilizar estruturas de instalação capazes de oferecer um redirecionamento das placas.

            Outro fator importante é o ângulo de instalação dos painéis fotovoltaicos, que são determinados a partir da posição do Sol em relação a Terra, sendo a Latitude da localidade o parâmetro principal para definir a inclinação dos módulos. Por exemplo, Poços de Caldas tem uma Latitude de 21º 47' 16" S, portanto, a melhor angulação é de, aproximadamente, 21º.

          É fundamental que a empresa contratada e o responsável pelo seu projeto fotovoltaico saibam exatamente qual será a melhor posição para instalar o seu sistema de geração fotovoltaico, sendo capaz de lhe informar as perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica no Brasil.

            A Cenergel atende aos diferentes tipos de mercado, seja ele residencial, empresarial, industrial ou rural, com engenheiros especializados responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto específico às necessidades de cada cliente, garantindo a otimização da geração de energia, fornecendo e instalando os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Se interessou e quer saber um pouco mais? Conheça o sistema fotovoltaico, entre em contato conosco e receba grátis um orçamento de energia solar.


Projetos relacionados que talvez você se interesse