• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Como funcionam os painéis solares híbridos?

Como funcionam os painéis solares híbridos?

          Estamos vivendo uma crise energética com constantes aumentos na tarifa, com reflexos danosos para o orçamento das famílias dos brasileiros devido as altas contas de luz e, ao mesmo tempo, nós vivemos em um país solar, com um dos maiores potenciais de irradiação do mundo e essa energia ainda é muito mal aproveitada. Já imaginou uma tecnologia que fosse capaz de aproveitar essa energia para aquecer sua água e gerar sua própria energia elétrica em um sistema único de geração, reduzindo espaços para a instalação de seu sistema, economizando energia, e ainda contribuir para o meio ambiente e para o bem-estar das futuras gerações?

          Esta inovação veio para aproveitar todo esse potencial. Os painéis solares híbridos geram eletricidade e água quente em um único painel, com alta performance. Atualmente, no mercado existem dois tipos de painéis solares, um para o aquecimento de água e outro para a geração de energia elétrica, são duas tecnologias separadas, já o painel solar híbrido, junta as duas tecnologias em uma, aumentando a eficiência dos dois sistemas.

          Estes painéis são compostos por dois painéis acoplados, na frente o painel fotovoltaico, atrás, um segundo painel com trocador de calor, que através da circulação de água, refrigera as células fotovoltaicas, aumentando a eficiência em sua produção de energia elétrica e, ao mesmo tempo, aquecendo a água para uso doméstico.

          Os painéis solares fotovoltaicos são compostos de silício , material semicondutor que perde sua eficiência com o aumento da temperatura. Por outro lado, o sistema de aquecimento de água precisa de calor para aquecer a água, desta forma, unindo os dois, ou seja, utilizando a água fria que entra no sistema de aquecimento de água para refrigerar o painel de silício, tem-se o aumento de eficiência dos dois sistemas.

          A maior vantagem dos painéis solares híbridos está no seu rendimento, que chega a ser 75% superior, em relação aos painéis convencionais existentes no mercado. Eles podem ser instalados tanto no setor residencial sob os telhados das casas, como também, no setor comercial, onde se tem necessidade de energia elétrica e água quente como clubes, hospitais, hotéis, entre outros.

          O sistema de painéis solares híbridos são ainda pouco comercializados, é uma tecnologia recente com um grande potencial de expansão, e, apesar de ter um custo inicial superior ao sistema convencional de geração de energia elétrica, é compensador devido ao aumento de eficiência da geração de energia elétrica e, de quebra, gerar água quente.

          A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. Estamos disponíveis também no Whatsapp (35) 99222-5431 e no fixo (35) 3715-5431.


Projetos relacionados que talvez você se interesse