• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Práticas sustentáveis para as empresas

Práticas sustentáveis para as empresas

     Pequenas atitudes fazem grandes diferenças para o meio ambiente. A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância em nossa sociedade, pois, a exploração excessiva dos recursos naturais, o esgotamento ecológico e o desequilíbrio ocasionado pela globalização, despertaram o entendimento sobre os riscos do consumo exagerado para as futuras gerações.

     Minimizar o impacto causado, pensar de maneira consciente e coletiva é uma boa forma de se preocupar com a preservação do planeta. Quando se fala em práticas sustentáveis nas empresas, muitos acreditam que estas ações podem acarretar um custo maior, no entanto, pelo contrário, estas atitudes resultam na redução dos custos operacionais. Além disso, empresas que tem como objetivo a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável acabam se beneficiando do marketing social.

     Confira nossas dicas de sustentabilidade, que além de reduzir custos e ser um bom marketing de responsabilidade social para a sua empresa, é também uma maneira de tornar nosso planeta um lugar melhor para se viver:

 

Nada de materiais descartáveis

     Materiais descartáveis quanto mais são utilizados, mais lixo geram. Por isso, suspenda a compra destes materiais e incentive o uso de canecas e copos laváveis, que não gere lixo de maneira desordenada. Uma dica, por exemplo, é confeccionar canecas e/ou squeezes da empresa para cada funcionário. Esta atitude, além de reduzir custos, é uma importante ação de uso eficiente dos recursos industriais.

 

Diminua o uso do papel

     Reduzir o desperdício de papel é uma excelente prática, pois além de representar economia, também reduz o consumo excessivo de papel. Conscientize seus colaboradores de que muitos documentos podem ser mantidos em formato digital e desta maneira, avaliem quais os tipos de documentos devem realmente ser impressos.

 

Utilize lâmpadas de LED

     As lâmpadas de LED são muito mais eficientes e econômicas em relação as outras lâmpadas no mercado, são 80% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente e 30% mais econômicas do que a fluorescente. Essas lâmpadas são mais eficientes e possuem vida útil média de 25 mil horas, por isso, também são mais caras: o preço varia entre R$ 15 e R$ 100. Apesar das lâmpadas incandescentes serem as mais baratas, seu custo na fatura de energia será muito maior.

 

Use equipamentos mais eficientes

    Observe os equipamentos que fazem barulhos e/ou os que são mais antigos, pois em razão disso, podem estar gastando mais energia que o necessário para seu funcionamento. O ideal é considerar a troca destes aparelhos defasados por produtos mais econômicos e eficientes. Uma dica, no caso de equipamentos de refrigeração e eletrodomésticos, é observar o selo Procel, que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

 

Seja parceiro de empresas verdes

     Empresas que se preocupam em ser mais sustentável também devem se preocupar com os seus parceiros de negócios. Ao priorizar parcerias com grupos que trabalham de forma sustentável, sua empresa estará incentivando essa postura no mercado. Informe-se sobre a política de sustentabilidade das empresas que interagem com a sua, isso vale tanto para parceiros como fornecedores ou prestadores de serviços.

 

Gere sua própria energia

     Gerar sua própria energia é um ato de independência das distribuidoras e os constantes aumentos nas tarifas. Ao optar por gerar a própria energia através de fontes limpas e renováveis, você também estará contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa e evitando o desenvolvimento usinas de geração de energia com alto impacto ambiental.

     Em constante crescimento, não só pelo barateamento dos equipamentos, que chegaram a ficar 80% mais baratos que os preços de dez anos atrás, como também aos constantes aumentos nas tarifas de energia, a energia solar se tornou uma alternativa bastante atrativa para os consumidores que tem como objetivo economia e sustentabilidade.

     A energia solar é uma fonte limpa, abundante e renovável, que pode ser facilmente instalada no telhado de sua, empresa sem grandes impactos ambientais. Mesmo sendo uma tecnologia com um custo elevado de implantação, o valor do investimento inicial retorna em poucos anos com a redução do valor da conta de energia.

   A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.


Projetos relacionados que talvez você se interesse