• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

A sustentabilidade valorizando empreendimentos

A sustentabilidade valorizando empreendimentos

          Não é de hoje que a sustentabilidade tem ganhado espaço em nosso cotidiano. O crescente interesse dos consumidores por assuntos sustentáveis se tornou um fator relevante no mercado, ele passou a dar preferência a produtos e serviços que demonstram alguma preocupação socioambiental, consolidando-se como um novo perfil de consumo.

          No mercado imobiliário, o investimento em construções mais sustentáveis está cada vez mais frequente, visto que é um setor altamente disputado, onde as inovações são valiosas ferramentas para construtoras que buscam vantagens competitivas. Mas, para que um método, prática ou produto seja considerado sustentável, ele precisa integrar três elementos: o meio ambiente, a economia e a sociedade.

          Um projeto sustentável deve causar um menor impacto ambiental, gerando menos resíduos, fornecendo conforto ambiental associado a eficiência energética para o consumidor, beneficiando o meio ambiente e a comunidade em que está inserido.

Tornando a construção civil mais sustentável

          A construção civil é um dos setores que mais impactam o meio ambiente, responsável por 40% do consumo de energia mundial e, ainda, 50% das emissões de CO2, é a maior fonte geradora de resíduos de toda a sociedade. A exploração excessiva dos recursos naturais, o esgotamento ecológico e o desequilíbrio ocasionado pela globalização, despertaram o entendimento sobre os riscos do consumo exagerado para as futuras gerações.

          Confira algumas medidas que podem ser adotadas para uma planta mais sustentável:

  • Edificações: É importante fazer a adequação do projeto ao clima do local, para dar condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais e, de acordo com isso, voltar a atenção para uma orientação solar adequada, o sombreamento das construções, a utilização de telhados verdes, entre outras medidas.

  • Energia: Medidas como o aproveitamento da luz e ventilação natural são grandes aliados da economia de energia devido ao menor consumo em iluminação, ar-condicionado e aquecimento de água. Outras medidas como utilização de equipamentos mais eficientes, lâmpadas de LED, sensores fotoelétricos de presença ou luminosidade e placas solares para aquecimento, geração de energia e bombeamento da água são soluções eficientes para uma planta sustentável.

  • Água e esgoto: É interessante levar em consideração o sistema de coleta e tratamento da água das chuvas para maior eficiência hidráulica, um processo seguro e econômico, podendo ser reutilizada a água em descargas sanitárias. Além disso, é importante também utilizar chuveiros e torneiras com fechamento automático.

  • Materiais: O cuidado com o meio ambiente começa durante a obra, utilizando materiais menos agressivos. Reduzindo os resíduos da construção com modulação de componentes para diminuir perdas e reciclando os materiais.

Sustentabilidade como vantagem competitiva

          A procura por edificações mais eficientes e sustentáveis cresce exponencialmente a cada ano e se tornou um fator relevante, influenciando o comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Imóveis desta categoria costumam obter retornos que podem chegar até 10 vezes mais que o investimento inicial.

          Além disso, empresas que promovem uma sociedade mais justa e sustentável, ganham mais notoriedade, beneficiando-se do marketing social. Até mesmo as construtoras já perceberam uma oportunidade única no nicho, podendo atender a um público exigente e consciente, inclusive no mercado de luxo.

Valorização do imóvel

          Não podemos deixar de citar ainda a grande economia que as construções sustentáveis proporcionam. Por adotarem atitudes ecologicamente corretas, que utilizam os recursos naturais e matéria-prima de maneira consciente antes e depois do projeto construído, uma planta sustentável reduz os custos operacionais do imóvel e os custos em sua manutenção e, por consequência, há uma grande valorização.

          Quem aposta nesse segmento costuma perceber os benefícios a médio e longo prazo, enquanto se economiza nas contas de luz, de água e de gás que podem diminuir bastante em relação ao preço original.

Gere sua própria energia

          Que tal contribuir para o meio ambiente por meio de um investimento acessível, de rápida instalação, sem fazer grandes intervenções em seu imóvel, com baixa manutenção, sentindo os benefícios já no primeiro mês e continuar gerando bons frutos por décadas?

          Ao optar por gerar a própria energia através de fontes limpas e renováveis, você também estará contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa e evitando o desenvolvimento usinas de geração de energia com alto impacto ambiental.

          Em constante crescimento, não só pelo barateamento dos equipamentos, que chegaram a ficar 80% mais baratos que os preços de dez anos atrás, como também aos constantes aumentos nas tarifas de energia, a energia solar se tornou uma alternativa bastante atrativa para os consumidores que tem como objetivo economia e sustentabilidade.

          A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica. 


Projetos relacionados que talvez você se interesse