• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Benefícios da energia solar em instituições de ensino

Benefícios da energia solar em instituições de ensino

          As instituições de ensino têm um papel fundamental na sociedade que vão além da sua missão educacional, social e pedagógica, são também um sinônimo de renovação de valores, de pensamento crítico, comprometidas em formar cidadãos engajados nos mais diferentes tipos de causas, a partir das diversas experiências vivenciadas que inspiram sonhos e inovação.

          Aproximar sala de aula e preservação do meio ambiente é uma boa iniciativa para o aumento da consciência ambiental, envolvendo, educando e incentivando práticas que reforcem a consciência pública da necessidade de um futuro ambientalmente sustentável.

          Para isso, se faz necessário investimentos no corpo docente, na capacitação de funcionários, equipamentos e constantes melhorias na infraestrutura. A instalação de energia solar fotovoltaica, por exemplo, pode ser uma dessas melhorias, que pode trazer retorno financeiro e valorização de escolas e universidades pelo país. Descubra a seguir os benefícios de investir em energia solar nas instituições de ensino.

 

Redução de custos fixos permitindo investimentos importantes

          Independentemente se é uma escola ou um campus de universidade, a conta de energia é um grande problema para essas instituições que gastam grande parte do orçamento com energia elétrica. Afinal, são lâmpadas, computadores, ar condicionados, televisores, projetores, ventiladores e outros tantos equipamentos que precisam funcionar todos os dias, às vezes o dia inteiro.

          Nessas instituições o que não falta é espaço para instalar um sistema fotovoltaico para geração própria de energia elétrica, seja no telhado das salas de aulas como, também, no telhado das quadras poliesportivas ou até mesmo nos estacionamentos. O sistema fotovoltaico não requer grandes intervenções no imóvel, sendo facilmente instalado e além disso, requer baixa manutenção.

          Com a instalação de um sistema de geração de energia própria, as instituições de ensino podem economizar até 95% da energia que consomem mensalmente e investir onde realmente importa: na modernização de equipamentos, no treinamento e capacitação de funcionários, na realização de eventos, no oferecimento de atividades educativas aos alunos, entre outras melhorias.

 

Experiência de aprendizado

          Melhor do que qualquer explicação teórica é a demonstração na prática. O uso da energia solar nas instituições de ensino contribui para a formação da consciência ambiental dos jovens, que podem experienciar como funciona a geração da energia solar e compreender a sua importância.

          Além disso, a própria instituição de ensino pode aproveitar a instalação para incentivar e trabalhar a importância da utilização consciente do uso da energia e o reforço de pequenas atitudes para a redução do consumo por meio de palestras de conscientização e atividades lúdicas. Assim, a utilização da energia solar contribui para o aumento da consciência ambiental do aluno, fazendo com que as atitudes ambientais aprendidas em sala de aula se espalhem entre amigos e familiares.

 

Universidade Federal de Alfenas

          A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), instalou neste mês uma miniusina de energia solar fotovoltaica em seu campus de Poços de Caldas. Instalada nos telhados dos prédios F e G, a usina possui 84,66 kWp de potência instalada e conta com 262 painéis fotovoltaicos, sendo capaz de produzir cerca de 11 mil kWh/mês de energia elétrica limpa, com a estimativa de evitar a emissão de cerca de 60 toneladas de CO2 ao ano.

          A implantação da miniusina fotovoltaica faz parte do projeto “Alocação Ótima e Avaliação dos Impactos dos Níveis de Penetração da Geração Fotovoltaica no Desempenho da Rede de Eletricidade”, coordenado pela professora Izabella Carneiro Bastos, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), e foi financiado pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME), utilizando recursos dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

          O projeto contemplará estudos teóricos e experimentais de sistemas de energia solar fotovoltaica, por meio da implantação da miniusina solar fotovoltaica, analisando os impactos desse tipo de geração na rede de distribuição de eletricidade, entre outros estudos, tais como a redução de emissão de CO2 da planta.

          A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia, atendendo aos mais diferentes tipos de mercado, nós projetamos, homologamos e instalamos sistemas fotovoltaicos com segurança utilizando equipamentos de qualidade.

          Economize energia e reduza sua conta em 95%. Conheça o sistema fotovoltaico


Projetos relacionados que talvez você se interesse