• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Gestão de energia ajuda a reduzir custos em clínicas e hospitais

Gestão de energia ajuda a reduzir custos em clínicas e hospitais

          Clínicas e hospitais são instituições que se caracterizam pelo grande consumo de energia elétrica, pois a grande maioria deles funcionam 24 horas por dia, durante todo o ano, com equipamentos e máquinas que permitem a manutenção da vida dos pacientes, tendo a energia elétrica como fonte de energia, ficando constantemente ligados.

          Por isso, o gerenciamento eficiente do consumo de energia de um hospital permite diminuir significativamente os custos com energia elétrica da instituição. Conheça algumas maneiras para reduzir os custos com energia elétrica em clínicas e hospitais.

Investir em medidas de eficiência energética

          A preocupação com eficiência energética de clínicas e hospitais tem aumentado nos últimos anos por ser uma metodologia que visa diminuir a demanda por energia elétrica, reduzindo despesas, tornando as instituições mais competitivas. A partir de um diagnóstico energético é possível reunir dados detalhados do consumo e identificar irregularidades na forma de se consumir energia, possibilitando indicar ações voltadas para seu uso eficiente, otimizando seu consumo, visando a eliminação do desperdício e a redução de despesas.

          A iluminação é um elemento fundamental em clínicas e hospitais, sendo possível economizar muita energia eficientizando o uso da iluminação, por exemplo, a partir da aquisição de equipamentos automatizados, com sensores de presença para o acendimento automático das lâmpadas e, também, no uso de lâmpadas de alta performance, como as lâmpadas de Led de baixa potência e longa vida útil.

          Outro fator importante são os equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. Estes aparelhos devem garantir o conforto térmico dos pacientes, e devido à grande quantidade de quartos que devem ser resfriados, há um grande consumo de energia neste uso final de energia. Para estes, e os demais equipamentos eletrônicos, são indicados a utilização aparelhos de baixo consumo de energia, como também, a troca de equipamentos obsoletos por outros mais eficientes, além de realizar sua manutenção regularmente.

          Não basta apenas realizar melhorias na estrutura dos hospitais e clínicas, se faz necessário, também, a realização de campanhas de conscientização e treinamento dos funcionários visando a satisfação dos usuários e a prevenção ao desperdício de energia. Por último, é necessário realizar a medição e o monitoramento constante das cargas dos hospitais e clínicas para garantir que os ganhos energéticos conquistados sejam mantidos e que novos indicadores de consumo sejam identificados.

Investir em geração de energia solar

          Uma alternativa para a diminuição das despesas com energia elétrica são os sistemas fotovoltaicos, que permitem diminuir significativamente os custos com energia elétrica nessas instituições. Com a instalação de um sistema de geração de energia própria, é possível economizar até 95% na fatura. Este sistema gera economia imediata na conta de energia, sendo percebida já no primeiro mês.

          O sistema utiliza a luz do sol para produção de energia elétrica e, quando conectado à rede da distribuidora (On-grid), caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos. Além disso, o sistema pode ser facilmente instalado, não requer grandes intervenções no imóvel e tem baixa manutenção.

          Sistemas fotovoltaicos de grande porte, como no caso dos de hospitais, podem ser utilizados, também, como uma solução de contingência, neste caso, a energia produzida é armazenada em baterias (Off-grid) e, em caso de queda no fornecimento de energia da rede elétrica local, o sistema é acionado, fornecendo energia para que as atividades e equipamentos dos hospitais não cessem seu funcionamento.

          A Cenergel atua em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico!


Projetos relacionados que talvez você se interesse