• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Como a energia solar pode fortalecer o agronegócio?

Como a energia solar pode fortalecer o agronegócio?

               O agronegócio é uma das bases da economia do Brasil, este setor detém esta posição porque o país possui um extenso território com condições climáticas favoráveis, por isso, o setor da agroindústria apresenta-se como um dos maiores exportadores do mundo em seus diversos segmentos e produtos.

               Apesar da crise que vem dominando o cenário econômico brasileiro nos últimos tempos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estimou para 2019 um crescimento de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio e uma alta de 4,3% no Valor Bruto da Produção (VBP), que mede o faturamento da atividade agropecuária dentro da porteira.

               Mas em tempos de recessão, é preciso ter cuidado, e para que o setor continue crescendo, o melhor caminho é uma gestão eficiente. Aí é que surge a geração solar como uma oportunidade para os empreendedores do setor expandirem seus negócios: Com a instalação de um sistema fotovoltaico, os custos com energia elétrica podem diminuir até 95% do que consomem mensalmente e, com isso, pode investir o valor economizado, por exemplo, na automação das operações agrícolas, utilizando ferramentas modernas para otimizar suas produções.

A energia solar no agronegócio

               Instalando um sistema de energia solar fotovoltaica você pode economizar até 95% na conta de energia pagando somente um valor mínimo por mês na fatura, referente as taxas disponibilidade da distribuidora e de iluminação pública. A economia é percebida já no primeiro mês de instalação, e, caso não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

               O consumidor pode, por exemplo, instalar o sistema fotovoltaico em sua propriedade rural e utilizar os créditos gerados para abater também outros imóveis, utilizando a modalidade autoconsumo remoto, desde que todas as propriedades estejam no mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de concessão da distribuidora.

               Caso sua propriedade rural não possua acesso a energia elétrica, o sistema fotovoltaico também pode operar em modo off grid, funcionando completamente independente, e assim, a eletricidade produzida é armazenada em baterias.

               O sistema de geração fotovoltaica pode ser utilizado nas mais diferentes atividades do meio rural, reduzindo os custos de produção,  tais como no bombeamento da água, na irrigação, na secagem dos grãos, em galpões e silos, na produção avícola, piscicultura, bovinocultura de corte e leite, criação de cavalos, avestruzes, em mini-indústrias, e em todas as dependências da propriedade que requerem o uso de eletricidade.

Linhas de crédito para o agronegócio

               Atualmente, o produtor rural possui linhas de créditos específicas para financiar o projeto, instalação e homologação do seu sistema fotovoltaico, como consórcios e financiamentos. Confira algumas que se aplicam ao setor:

               BB Investe Agro:  A linha está disponível para produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, com prazo de 5 anos e até 1 ano de carência.

               Inovagro:  Linha de crédito de investimento com recursos do BNDES, está disponível para produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e suas cooperativas de produção. O prazo para pagamento é de até 10 anos, incluída a carência de até 03 anos, a depender do item financiado com taxa de juros de 6% ao ano.

               Pronaf Agroindústria: Linha de crédito de investimento com recursos do BNDES, disponível para empreendimentos familiares rurais (pessoa jurídica), cooperativas e produtores familiares, com taxa pré-fixada de 4,6 a.a. e prazos de até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.

               Pronaf Eco: Linha de crédito de investimento com recursos do BNDES, disponível para Agricultores e produtores rurais familiares e pessoas físicas, que apresentem Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) válida, com taxa de juros de 4,6 a.a e prazos de até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.

               As condições para o contrato de financiamento variam conforme o perfil do consumidor e as exigências de cada banco. Se interessou? Escolha a melhor linha de crédito para você a partir da proposta de projeto para ser financiada.

               A Cenergel atua em projetos que colaboram para o desenvolvimento sustentável por meio da eficiência na produção e no uso da energia. Nós projetamos, homologamos e instalamos seu sistema fotovoltaico. Atendemos aos diferentes tipos de mercado, conheça o sistema fotovoltaico! Entre em contato conosco e receba a visita de um de nossos engenheiros especializados ou solicite gratuitamente um orçamento para atender a sua instalação com energia solar fotovoltaica.


Projetos relacionados que talvez você se interesse