• (35) 3715-5431
  • Poços de Caldas / MG

Smartflower: O primeiro sistema fotovoltaico all in one do mundo

Smartflower: O primeiro sistema fotovoltaico all in one do mundo

O Smartflower, considerado o primeiro sistema fotovoltaico all in one do mundo, é uma tecnologia de origem austríaca, com versões POP+ para geração e armazenamento de energia, e o POP-e voltado para o carregamento de veículos elétricos. Com um design inspirado nos girassóis, a Smartflower é um inovador sistema fotovoltaico integrado completo, baseado no conceito “ligar e pronto”, tornou essa questão muito mais fácil e prática, criando uma sistema completo e autônomo de geração e armazenamento de energia solar.

Fototropismo ou fototaxia é o movimento que as plantas fazem para buscar a luz, um exemplo disso é o girassol, que todos os dias, desperta e acompanha o Sol, à noite, percorre o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Os painéis que convertem a energia da luz solar em energia elétrica são geralmente estáticos e com o passar das horas, a incidência dos raios solares diminui e a eficiência do sistema também, já a Smartflower, assim como o girassol, segue o movimento solar, garantindo maior eficiência energética.

 

Smartflower POP-e e Smartflower POP+

A geração de energia do equipamento começa assim que o sol nasce, desdobrando seus 18m² de pétalas solares, ao se pôr o sol, a usina de energia solar se dobra para uma posição mais segura. “A natureza nos forneceu a nossa inspiração, como com tantas inovações. O girassol usa a energia solar de forma mais eficiente do que qualquer outra planta”, diz Alexander Swatek, diretor-presidente da Smartflower.

O sistema por possuir bateria integrada, fornece energia limpa até mesmo em dias nublados, suprindo o consumo de energia de toda a casa. Seu maior diferencial é que o equipamento segue a trajetória sol, graças ao seu sistema astronômico, movimentando as pétalas do sistema, garantindo seu alinhamento ideal com o sol em um ângulo de 90º, assegurando um desempenho de até 40% a mais se comparado com os sistemas tradicionais em telhados. 

 

Além disso, a Smartflower possui ainda, sensores que monitoram a velocidade do vento, estes, quando atingem 54km/h acionam o sistema retraindo suas placas para evitar danos. Outra inovação é que ele possui um sistema que limpa automaticamente a poeira ao abrir e fechar, esfriando também suas pétalas, evitando-se as perdas por acumulação de calor e sujeira em até 15%.

O SmartFlower foi projetado para gerar o equivalente a um sistema de 4kWp instalado em um telhado e seu design muito mais atraente do as tradicionais placas planas, torna a aparência externa de casas e escritórios muito mais agradável. Desde o lançamento na Europa, em 2014, mais de 1.000 unidades foram instaladas em 20 países europeus.


Projetos relacionados que talvez você se interesse